A ação reuniu pessoas em situação de rua abrigadas na Casa de Passagem do Barroso.
Neste 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Teresópolis promoveu uma manhã especial de reflexão com as pessoas acolhidas na Casa de Passagem do Barroso. A ação, que contou com a participação de outras secretarias, reforçou informações sobre diversas questões, incluindo os direitos das PSR.
A ação contou com a participação da equipe do programa Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, que atuou levando até a Casa de Passagem os serviços já oferecidos pelo consultório, como consultas, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, entre outros atendimentos da Atenção Básica. A Secretária Municipal dos Direitos da Mulher também esteve presente e aproveitou a oportunidade para realizar uma palestra informativa sobre o Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. Além das secretarias, a ONG Amor Exigente, que atua com apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, marcou presença na ação, oferecendo seus serviços aos acolhidos.
A Casa de Passagem do Barroso atua como principal equipamento de acolhimento para a população em situação de rua de Teresópolis, oferecendo abrigo e alimentação aos acolhidos. A Casa de passagem possui vagas femininas e masculinas e está aberta a todas as pessoas em situação de rua que aceitem o acolhimento. Como o nome indica, a Casa de Passagem oferece abrigo temporário, pois tem como objetivo restabelecer os vínculos dos acolhidos com suas famílias, possibilitando o retorno da vida em sociedade.
Fotos: Divulgação