Você sabia que 26 de janeiro é celebrado o Dia Mundial da Educação Ambiental?

Você está visualizando atualmente Você sabia que 26 de janeiro é celebrado o Dia Mundial da Educação Ambiental?
Compartilhar:

O dia mundial da Educação Ambiental foi uma data instituída em 1975 através do encontro internacional em Educação Ambiental (The Belgrado Workshop on Environmental Education – A Oficina de Belgrado sobre Educação Ambiental) promovido pela Organização das Nações Unidas (UNESCO) para a Educação a Ciência e a Cultura.

Especialistas de 65 países formularam neste encontro princípios e orientações que estruturaram um Programa Internacional de Educação Ambiental. O encontro de Belgrado gera a Carta de Belgrado (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CBelgrado.pdf), um marco histórico na evolução do ambientalismo.

Estruturado através de Consultas Públicas em 2022 e publicado em Decreto Municipal nº 5.909 de 2023, temos para Teresópolis o Programa Municipal de Educação Ambiental – PROMEA (https://www.teresopolis.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/PROMEA_DECRETO_N_5909_2023.pdf), que tem como missão “Fortalecer a educação ambiental no município como prática política de construção de cidadania e defesa da sustentabilidade da vida.”.

Por isso, junto ao Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente visa identificar instituições que atuem em Educação Ambiental através de seus projetos e ações para a estruturação de um Banco de Dados de Projetos de EA para o município. Esta será uma importante iniciativa que se articula com a Política Municipal de Educação Ambiental, propicia o conhecimento sobre os trabalhos atuantes, identifica a relação dos projetos com as estratégias do PROMEA e fortalece novas possibilidades de integração das ações.

Além disso, o setor de Educação Ambiental realiza semanalmente atividades que promovem a aproximação de crianças e adolescentes às áreas verdes do município, como o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT) e o Horto Municipal Carlos Guinle. Importante espaço de educação ambiental, a Sala Verde Que Te Quero Verde, se destaca na promoção de acesso às informações ambientais por meio de entrevistas, vídeos, divulgação científica e notícias por meio de suas redes sociais (Instagram e YouTube) além de promover eventos ambientais, em parceria com o setor de Educação Ambiental e o PNMMT.

Acesse o Instagram e fique por dentro das novidades: @salaverde.quetequeroverde.