Projeto ‘Quartas Ambientais’ discute Plano Diretor com ampla participação popular

Com o tema ‘Plano Diretor: a importância da participação social’, o convidado a ministrar a palestra da reunião mensal do projeto Quartas Ambientais foi o professor doutor Ubiratan de Souza, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Realizado no Teatro Municipal, localizado no prédio da Prefeitura, o encontro teve ampla participação popular, reunindo líderes comunitários, ambientalistas, autoridades municipais e outras pessoas interessadas no tema.

“Espero ter trazido uma pequena contribuição para este debate democrático, onde as perspectivas de esperança dos processos de construção dos territórios começam, para cada um de nós, no município que vivemos. Assim, a relação que temos com o nosso município é a relação mais forte com o planeta. Por isso o Plano Diretor, além de ser lei federal, se torna o instrumento de planejamento e gestão mais importante dos municípios brasileiros, juntamente com a articulação da sociedade e dos poderes públicos constituídos”, disse Ubiratan.

Lançado há 9 anos por iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Projeto ‘Quartas Ambientais’ voltou a ser realizado em outubro de 2018, após cerca de 4 anos de interrupção. Tem como proposta a realização de palestras mensais com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a necessidade da preservação ambiental para a qualidade de vida da população.

Foto: Marcelo Rosa