Unidades de Saúde promovem atividades pela campanha de prevenção ‘Outubro Rosa’

Compartilhar:

Marcando a campanha  ‘Outubro Rosa’, de prevenção ao câncer de mama, unidades de Saúde do município promoveram neste sábado, dia 26, diversas atividades voltadas ao cuidado da mulher. A campanha de conscientização, realizada por entidades públicas e privadas, ocorre durante todo este mês e serve como um alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Entre as atividades estão palestras informativas com o passo a passo do autoexame, orientação alimentar, coleta de preventivos, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, solicitação de exames complementares e encaminhamento para ginecologia.

No Cemusa e no Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), 35 mulheres participaram da ação.  A Unidade de Saúde da Família do Meudon realizou a programação na Igreja Metodista do bairro e a Unidade Primária de Saúde Santo Antônio, no Alto, atendeu cerca de 150 pacientes. A equipe ainda ofereceu a emissão do Cartão SUS.

Como se cuidar

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Apesar da recomendação do ministério, 40% das mulheres brasileiras nessa faixa etária não realizam mamografia, de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).