Teresópolis sedia lançamento do Programa Investe Turismo na Região Serrana

Projeto prevê investimento de R$ 200 milhões para municípios com vocação turística

Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, aconteceu, nesta segunda-feira (17), o lançamento Programa Investe Turismo, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Turismo, SEBRAE e Embratur. Na Região Serrana, o Investe Turismo vai abranger as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.

O Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, destacou como o programa busca fomentar, capacitar e criar novos produtos para a Região Serrana. “Com o Investe Turismo será elaborado um inventário com o que temos de melhor em aparelhos turísticos e, por meio disso, será possível identificar e cadastrar o trade turístico para que o potencial da nossa região fique cada vez mais evidente. Com esse programa, o SEBRAE vai realizar oficinas de capacitação para criar toda essa estrutura turística. Assim poderemos vender melhor os produtos e os destinos Teresópolis, Friburgo e Petrópolis”, disse o Prefeito de Teresópolis, ressaltando que o treinamento do SEBRAE começa a partir da primeira semana de julho.

A secretária de Turismo de Teresópolis, Cléo Jordão, destacou o programa como uma importante ferramenta turística para a cidade. “Isso é um trabalho regional de fortalecimento e de estrutura turística para poder vender a nossa região”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Marcelo Fiorini, ressaltou o trabalho conjunto entre as cidades para o crescimento turístico na região. “É importantíssimo esse lançamento, mostrando a força da Região Serrana. Temos que trabalhar juntos para que possamos acolher esse turismo que tem tanto a crescer”, completou.

Já o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Pablo Sprei, salientou como o Investe Turismo vai trazer benefícios para toda a região. “A região merece e precisa, pois tem um potencial ímpar para atrair os turistas não somente do Estado do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil e também do exterior”, comentou.

O evento

O lançamento do programa para a Região Serrana aconteceu no Hotel Vilanova, na Cascata Guarani, e apresentou como o projeto será desenvolvido em 158 municípios brasileiros visando ampliar o pacote de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing, voltados para o setor de Turismo. O investimento inicial será de R$ 200 milhões, repartidos para esses municípios.

O diretor de atendimentos e produtos do SEBRAE/RJ, Julio Cesar de Freitas, pontuou o acolhimento do Estado do Rio de Janeiro pelo Ministério do Turismo. “Vemos com bons olhos quatro regiões do nosso Estado sendo escolhidas para desenvolver o Programa Investe Turismo. Faremos tudo que o SEBRAE/RJ pode fazer, além do projeto, para colocar o Rio de Janeiro no patamar em nível de turismo brasileiro e internacional que o Estado merece”, concluiu.

O evento também contou com os representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Wilson Piccoli e Valeria Lima. “Estamos trabalhando para que, através de parcerias com os municípios, possamos canalizar todo empenho para que o turismo no Estado do Rio de Janeiro seja implementado e gere emprego e renda, que é a principal preocupação do Governo do Estado”, finalizou Wilson Piccoli.

Fotos: Jorge Maravilha