Teresópolis reforça esclarecimento à população sobre dose única da febre amarela

Compartilhar:

A Secretaria de Saúde de Teresópolis esclarece à população que quem já tomou uma dose da vacina contra a febre amarela não precisa se vacinar de novo, mesmo que a dose tenha sido aplicada há mais de 10 anos. A orientação segue entendimento da Organização Mundial da Saúde. Segundo estudos de especialistas do órgão, uma única dose garante imunidade por toda a vida.

De acordo com balanço parcial, de abril de 2017 até esta quinta-feira, dia 18, Teresópolis registra 160.100 pessoas imunizadas, sendo 144.090 na área urbana e 16.010 na zona rural. Este número corresponde a 91% do público-alvo, entre moradores da cidade e turistas. A meta é imunizar 100% de toda a população que não possua contraindicação para a vacina.

As unidades de saúde foram reabastecidas nesta sexta-feira, dia 19, com o lote de 10 mil doses de vacina, enviado pela Secretaria de Estado de Saúde ao município. O atendimento à população acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, em 16 postos da Estratégia de Saúde da Família e em cinco Unidades Básicas de Saúde, na cidade e no interior. O tempo de espera varia de acordo com a unidade, de 5 minutos até 30 minutos, em média.

Unidades móveis percorrem localidades que não têm postos.

Casos

A Secretaria de Saúde informa que a Fiocruz confirmou o quarto caso da doença no município: o de um morador do bairro Fonte Santa, que segue internado em quadro estável na enfermaria do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz. O paciente trabalha durante a semana em Paraíba do Sul, em região de mata fechada, e retornava para casa nos finais de semana.

A Secretaria determinou a realização de ação de bloqueio na Fonte Santa, para intensificar a busca de quem ainda não se imunizou. Equipes dos postos da Estratégia de Saúde da Família da Fonte Santa e do bairro vizinho Quinta Lebrão atendem toda a população da região, inclusive avaliando idosos e outras contraindicações para a vacina da febre amarela.

Com isso, Teresópolis registra 4 casos de febre amarela: de um morador de Prata dos Aredes (48 anos) e que veio a óbito; de um morador de Água Quente (64 anos); de um morador da Fazenda Ermitage (54 anos) e de um morador do bairro Fonte Santa (18 anos).

Quanto aos casos suspeitos, o da moradora do bairro Frades (45 anos) foi descartado, mas ela se encontra internada devido a infecção urinária. Existe outro sob investigação pela Fiocruz: o de uma moradora do bairro Tijuca (63 anos).