Teresópolis recebe três ambulâncias do programa ‘SAMU 100% RJ’

Você está visualizando atualmente Teresópolis recebe três ambulâncias do programa ‘SAMU 100% RJ’

Prefeito Vinicius Claussen anuncia a criação de bases do SAMU em Água Quente e Bonsucesso, na área rural

Em breve Teresópolis vai ganhar mais duas bases do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: uma em Água Quente e outra em Bonsucesso, na área rural do município. O anúncio foi feito pelo Prefeito Vinicius Claussen nesta terça-feira, 09/05, durante a entrega de 03 ambulâncias do projeto ‘SAMU 100% RJ’, feita pelo Governador em exercício, Thiago Pampolha, e o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

“Com recursos próprios, inauguramos o SAMU de Teresópolis em dezembro de 2021, com uma base estruturada e equipada, duas ambulâncias e equipe especializada. Foram mais de 7 mil atendimentos em um ano e muitas vidas salvas. Agora, levaremos esse importante serviço da Rede de Urgência e Emergência ao interior do município. O Governo do Estado destinará recursos para a instalação das bases avançadas de Água Quente e Bonsucesso, na área rural. As próximas etapas são a elaboração de projeto e realização de procedimento licitatório para obras e contratação de pessoal. A previsão é que comecem a funcionar no 2º semestre. Agradeço ao Governo Claudio Castro por continuar contemplando Teresópolis com obras e serviços em benefício de nossa gente”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado do Vice-prefeito, Dr. Ari Boulanger, dos secretários e subsecretários municipais.

A cerimônia aconteceu na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, onde foram entregues outras 04 ambulâncias, para os municípios de Cachoeiras de Macacu (01), São José do Vale do Rio Preto (01), Sapucaia (01) e Sumidouro (01).

“Esta é uma entrega extremamente necessária para garantir o ágil atendimento prestado pelo SAMU. Continuaremos investindo em saúde pública para honrar os cidadãos. O Governo do Estado precisa manter o diálogo permanente, com ações e investimentos em todas as cidades do estado do Rio de Janeiro”, pontuou o Governador em exercício, Thiago Pampolha.

Marcaram presença na solenidade prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários dos municípios contemplados. Também prestigiaram o evento os vereadores Leonardo Vasconcellos – presidente da Câmara Municipal, André do Gás, Amós Laurindo, Dr. Amorim, Dudu do Resgate, Fabinho Filé, José Carlos da Estufa, Luciano Santos, Márcia Valentim e Paulinho Nogueira.

O deputado estadual Pedro Brazão acompanhou a entrega das ambulâncias. “Mais uma realização do Governo Cláudio Castro na área da saúde. Precisamos da integração entre Executivo e Legislativo para garantir o bem-estar da população”, disse Brazão, 1º vice-presidente da Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O programa – O ‘SAMU 100% RJ’ está disponibilizando 249 veículos para os 92 municípios fluminenses, totalizando um investimento de R$ 87 milhões. Até agora foram entregues 235 ambulâncias para 84 cidades. O programa inclui o repasse do custeio do serviço, no valor de R$ 49,7 milhões ao ano, para as prefeituras que estão implantando o atendimento, além de financiamento para a construção de bases avançadas.

“São três ambulâncias adaptadas para UTI Móvel, que vão reforçar o atendimento no SAMU Teresópolis. Vamos apoiar a construção das bases avançadas de Água Quente e Bonsucesso, anunciadas pelo Prefeito Vinicius Claussen. Avaliamos como podemos ajudar ainda mais a cidade de Teresópolis, que é polo no atendimento em oncologia e cirurgia vascular e possui inúmeros prestadores de serviços de saúde”, assinalou o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

SAMU Teresópolis – Com central instalada na Rua Júlio Rosa, na Tijuca, ao lado da Secretaria de Saúde, o SAMU Teresópolis opera 24 horas desde dezembro de 2021, na cidade e no interior. Conta agora com 05 ambulâncias e equipe de 25 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e socorristas. É responsável por atender e resgatar pessoas acidentadas em via pública e domicílio. Após a remoção, o paciente é encaminhado para unidades de saúde com pronto-socorro. O chamado é feito pelo número 192 ou pela linha auxiliar (24) 2244-4150, da Central de Regulação de Urgências, localizada em Petrópolis. É a CRU que coordena as ligações, prioriza as chamadas de maior urgência e aciona as equipes em Teresópolis para prestar o socorro.

Desde sua implantação até o dia 30 de abril, o setor registrou 7.765 atendimentos, dos quais 4.101 com o envio das equipes de socorro. As demais ocorrências foram atendidas por meio de orientação telefônica.

“O SAMU é um equipamento de suma importância para a população e registra cerca de dois mil atendimentos só este ano. Parabenizo toda a equipe pelo trabalho que realiza. Com as novas ambulâncias vamos ampliar bastante o atendimento no município, pois teremos bases em Água Quente e em Bonsucesso”, assinalou Clarissa Rippel Guita, secretária municipal de Saúde. “Conseguiremos diminuir o tempo de resposta das ocorrências, com mais agilidade nos atendimentos. Tempo é vida no caso das urgências”, concluiu Pablo Féo, coordenador do SAMU Teresópolis.

Fotos: Bruno Nepomuceno