Você está visualizando atualmente Conselho Municipal de Saúde de Teresópolis realiza Fórum Ampliado de Saúde mental

Relatório vai compor demandas da sociedade na área de saúde mental

Na última terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Fórum Ampliado de Saúde Mental. A reunião ocorreu por meio do Conselho Municipal de Saúde, que propôs a discussão do cenário da saúde mental em Teresópolis.

O encontro aconteceu de 13 às 18h, na sede da Associação Médica de Teresópolis, localizada no bairro Ermitage. Aberto à população, o evento contou ainda com profissionais de saúde, representantes de prestadores de serviços privados e familiares de pacientes da saúde mental. A mesa de abertura incluiu ainda o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos; a Subsecretária de Atenção Básica de Saúde, Dra. Edneia Martuchelli; a Subscretária de Atenção à Saúde, Patrícia Aragão; a coordenadora do Capsi, Caroline Martins; e ainda o presid ente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino.

A discussão será integrada à Conferência Estadual de Saúde Mental, cujo relatório irá compor um grupo de demandas da sociedade na área de saúde mental. Esta conferência realizará uma reforma psiquiátrica, que permitirá a melhoria do sistema de atendimento do serviço na região. “Começamos em Teresópolis a traçar as políticas de Saúde Mental para os próximos quatro anos. Hoje, nosso maior desafio deixou de ser com o paciente e passou a ser com a sociedade que n ão os aceita. Então, além de melhorar nosso sistema de acolhimento ainda precisamos mostrar que esses pacientes são úteis na sociedade”, afirmou o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.

A reunião aconteceu de forma presencial com redução de público, devido à pandemia de Covid-19. A realização se deu após votação em plenário do Conselho Municipal de Saúde, no dia 23 de novembro.

Créditos: Bruno Nepomuceno