Prefeitura articula parceria com o Clube Portuguesa para trazer competição nacional ao Ginásio Pedrão
Na última terça-feira (15), o prefeito, Leonardo Vasconcellos, recebeu em seu gabinete os representantes do Clube Portuguesa o Diretor de Departamento de Futsal, Hossain Felipe Daychoun e o Coordenador Técnico, Sandro Cruz, para uma reunião estratégica com foco no fortalecimento do esporte no município. Também participaram do encontro o Subsecretário de Esporte, José Carlos Pedra (Kaká), a Coordenadora de Esportes, Gisele Fernandes, Secretário de Governo, André Muniz e e o ex-prefeito, Dr. Roberto Petto.
O encontro teve como objetivo firmar uma parceria inédita entre a Prefeitura e a Associação Atlética Portuguesa, tradicional clube da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, para a realização da Taça Brasil de Futsal, uma das competições mais importantes do calendário nacional da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). A previsão é que Teresópolis receba os jogos da competição em julho de 2026, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara – o Pedrão – que volta a figurar entre os grandes palcos do esporte brasileiro.
A ideia é trazer para a cidade a elite do futsal nacional, com a realização da 1ª Divisão ou da Divisão Especial da Taça Brasil. “Pela vontade deles, pela nossa e da Prefeitura, vai dar tudo certo!”, afirmou com entusiasmo Hossain Felipe, representante da Lusa, como é carinhosamente conhecido o clube.
A Taça Brasil de Futsal é uma das competições mais tradicionais do país e reúne anualmente os principais campeões estaduais. Desde 2010, a disputa acontece em um sistema de três divisões — Especial, 1ª e 2ª — com acesso e rebaixamento definidos pelas vagas dos estados. A elite da competição costuma reunir dez equipes, sendo uma representante da cidade-sede e outras nove representantes estaduais.
A iniciativa de trazer a competição para o estado do Rio de Janeiro partiu da própria Portuguesa, que recentemente representou o estado na disputa e, durante o torneio, iniciou as tratativas com a diretoria da CBFS. A escolha de Teresópolis para sediar a Taça Brasil vem ao encontro do trabalho da atual gestão municipal em resgatar o protagonismo esportivo da cidade e ampliar o acesso da população a grandes eventos esportivos.
A Associação Atlética Portuguesa mantém tradição no futsal e investe na formação de novos atletas, com escolinhas e equipes de base. A parceria com a Prefeitura também reforça o compromisso da Lusa com o desenvolvimento esportivo regional. Além do futsal, o clube oferece modalidades como futebol society, natação, hidroginástica e dança de salão, ampliando o acesso ao esporte e ao lazer.
Com o projeto em andamento, Teresópolis se prepara para entrar no circuito nacional do futsal, movimentando o esporte local, o turismo e a economia, e consolidando o Ginásio Pedrão como um espaço de grandes encontros esportivos. A iniciativa reforça o compromisso do prefeito Leonardo Vasconcellos com o fortalecimento e a valorização do esporte no município, promovendo oportunidades para atletas locais, estimulando a prática esportiva e colocando Teresópolis em evidência no cenário esportivo nacional.
Foto: Jonathan Martins
Legenda:
Coordenador Técnico, Sandro Cruz, Diretor do Departamento de Fustal, Hossain Felipe Daychoun, Subsecretário de esporte, José Carlos Pedra (Kaká), Prefeito, Leonardo Vasconcellos, Coordenadora de esportes, Gisele Fernandes, Secretário de Governo, André Muniz e o ex-prefeito, Dr. Roberto Petto.