Teresópolis participa da Caravana Federativa no Rio de Janeiro

Você está visualizando atualmente Teresópolis participa da Caravana Federativa no Rio de Janeiro

Projeto Itinerante visa ampliar o acesso dos municípios aos serviços e programas do Governo Federal

Uma comitiva formada pelo Prefeito Vinicius Claussen, secretários, subsecretários e servidores municipais participou da Caravana Federativa, nesta quinta-feira, 28, no Centro de Convenções Expo Mag, no Rio de Janeiro. A abertura do evento, que acontece até sexta-feira, 29, contou com a presença do Governador Cláudio Castro e de secretários de estado. O projeto itinerante do Governo Federal tem o objetivo de ampliar o acesso dos municípios a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal diretamente às prefeituras.

Teresópolis foi convidada para participar da caravana pelo Secretário Especial de Assuntos Federativos do governo federal, André Ceciliano, e pelo Governador Cláudio Castro. “Tivemos acesso a vários ministérios, empresas públicas federais e estaduais. Também estão presentes as secretarias estaduais. Conseguimos através da interlocução e da aproximação trabalhar todos os projetos de Teresópolis. Aqui, os municípios conseguem resolver questões relacionadas a emendas parlamentares, programas do governo federal e projetos de investimentos na cidade. Agradeço ao André Ceciliano e ao Governador Cláudio Castro pelo convite”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Prefeito e a equipe de secretários e subsecretários passaram pelos estandes dos ministérios e dos bancos públicos federais para conversar com os representantes das pastas sobre programas e projetos federais que Teresópolis poderá se inscrever para receber. Entre os projetos apresentados pelo governo federal estão propostas voltadas para Educação, Saúde, Agricultura, Esporte, Cultura, Turismo, Assistência Social e Direitos Humanos, Direitos da Mulher e Segurança Pública.

A Caravana

A Caravana Federativa é uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Federativos (SEAF), em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. O evento reúne representantes de 37 ministérios e de bancos públicos federais para que gestores, secretários e prefeitos possam ampliar a participação de suas cidades nos programas governamentais.

Somente no primeiro dia, foram registrados mais de 2 mil atendimentos. O Rio de Janeiro é a segunda cidade a receber a ação itinerante, a primeira aconteceu em Salvador, Bahia, em agosto deste ano. De acordo com a SRI, o próximo destino é a capital do Rio Grande do Sul.

O projeto itinerante propõe que governo federal saia da Esplanada dos Ministérios e se aproxime das unidades federativas para fomentar a adesão dos municípios a programas sociais como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Mais Médicos, entre outros.

Fotos: Bruno Nepomuceno