Teresópolis marca presença em congresso mundial sobre cidades inteligentes em Curitiba

Compartilhar:

Sem custos para o município, secretário de Trabalho, Vinicius Oberg, participa de evento, em visitas ao Instituto Cidades Inteligentes e ao Vale do Pinhão

Para conhecer soluções que estão contribuindo para o desenvolvimento das cidades através da inovação, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg, participou do congresso mundial ‘Smart City Expo Curitiba’, realizado nos dias 21 e 22 de março, na capital paranaense. A programação da viagem incluiu visitas ao Instituto Cidades Inteligentes (ICI) e ao Vale do Pinhão, além de outras estruturas da Prefeitura, considerada a mais inteligente do país. A viagem foi realizada sem custos para os cofres públicos de Teresópolis.

“Curitiba é referência em políticas de inovação e empreendedorismo e a cidade mais inteligente do Brasil. Teresópolis tem muito a ganhar com a experiência da Prefeitura de lá”, explicou Oberg, pontuando que o Instituto Cidades Inteligentes é uma organização voltada para o desenvolvimento e implementação de soluções para a gestão pública.

O Vale do Pinhão é um projeto com o propósito de fomentar o desenvolvimento econômico e empreendedor com foco na inovação. Vinculado à Prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento de Curitiba, ele promove ações dentro do conceito de Cidades Inteligentes. Uma Cidade Inteligente se desenvolve economicamente ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade de vida do seu cidadão e gera eficiência nas operações urbanas. O projeto reúne universidades, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa & desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos, e a sociedade.

Tecnologias para cidades inteligentes

O ‘Smart City Expo Curitiba 2019’ contou com palestras e apresentação de soluções sobre os temas diversificados como as tecnologias para cidades inteligentes, governança em cidades digitais, cidades criativas, sustentáveis e humanas e planejamento de cidades inovadoras e inclusivas.

O congresso, que contou com 6 mil especialistas e 80 representantes de cidades brasileiras e 25 de cidades do exterior, é uma grande imersão para empresas, pesquisadores e representantes mundiais que buscam conhecer e discutir sobre os conceitos de cidades inteligentes.

Durante o evento, foram abordados diversos temas, entre eles, Inteligência Artificial; Centros de Monitoramento; Transformação Digital – Startups e Empreendedorismo; Visualização de Dados – Monitoramento Remoto, Gerenciamento de dados; Comunidades Inteligentes; Economia Colaborativa; e Inclusão social.

Essa é a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão.

Foto: Divulgação