Projeto do Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis é apresentado para sociedade

Você está visualizando atualmente Projeto do Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis é apresentado para sociedade
Compartilhar:

Durante o evento, o Prefeito Vinicius Claussen e secretário de estado, Vinicius Farah, assinaram Memorando de Entendimento

O Prefeito Vinicius Claussen e o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, assinaram, na última sexta-feira, 5, na Prefeitura, o Memorando de Entendimento entre o município e o estado visando à implantação do Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis, em área localizada em Venda Nova, no 3º Distrito. O condomínio AgroTec vem estabelecer um novo modelo de desenvolvimento econômico para Teresópolis, oferecendo infraestrutura, fomento e incentivo a diversos segmentos da cadeia produtiva. O conceito inédito para os setores da Agricultura, Tecnologia, Educação, Pesquisa e Desenvolvimento num único espaço.

“Agradeço imensamente ao Governador Claudio Castro e ao secretário de estado, Vinicius Farah, por todo o apoio que tem dado a Teresópolis e, em especial, à desoneração de tributos e à instalação do nosso Condomínio AgroTec, um projeto que vai impulsionar de maneira expressiva a Agricultura, Turismo, tecnologia e educação em nosso município e criar cerca de 7.500 empregos diretos e indiretos, gerando renda para a população”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que o Memorando de Entendimento é um contrato preliminar que especifica expectativas, bem como direitos e deveres de cada parte que assina o documento.

O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços ressaltou o potencial de Teresópolis para sediar o condomínio. “Uma área com mais de 500 mil m², plena expansão no setor tecnológico, referência na Agricultura e no Turismo, ou seja, Teresópolis tem tudo para implantar esse grande projeto que é o Condomínio AgroTec Industrial. Esse projeto representa a maior conquista da história de Teresópolis!”, destacou Vinicius Farah, lembrando que, com o condomínio, o município terá a oportunidade de consolidar segmentos fundamentais para o município, como Agricultura e Turismo.

Participaram do evento os vereadores Paulinho Nogueira, Dudu do Resgate, Amós Laurindo, Teco Despachante e Fabinho Filé, além de representantes de entidades de classes, como Felipe Coelho, presidente da Aciat, e Igor Edelstein, presidente do Sincomércio Teresópolis, Rodrigo Rosa de Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Teresópolis, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Teresópolis e sociedade.

Encontro com Conselho Rural

Também na última sexta-feira, 5, o Prefeito Vinicius Claussen se reuniu com membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Teresópolis para ouvir as sugestões do grupo sobre o projeto do Condomínio Empresarial AgroTec Industrial.

O condomínio AgroTec vem estabelecer um novo modelo de desenvolvimento econômico para Teresópolis, oferecendo infraestrutura, fomento e incentivo a diversos segmentos da cadeia produtiva, de serviços, pesquisa e educação. O conceito inédito para o setor produtivo da Agricultura, Tecnologia, Educação, Pesquisa e Desenvolvimento num único espaço. Totalmente alinhado à nova agenda econômica global e com os setores que são eixo de desenvolvimento de Teresópolis.

Entre os assuntos tratados, a ideia da gestão municipal de criar um entreposto rural foi muito bem vista pelos conselheiros e serão promovidas visitas técnicas a entrepostos de outros municípios. A disponibilidade de cursos técnicos voltados para o produtor rural também foi aprovada pelos conselheiros. Além do ganho educacional, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para a continuidade dos jovens produtores no campo.

Estiveram presentes à reunião os secretários de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, de Agricultura, tenente Jaime Medeiros, e de Governo, Lucas Pacheco.

Condomínio AgroTec

O Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento agrícola, tecnológico e industrial do município. O projeto, mais uma iniciativa do ‘Pra Cima Terê’ – Programa Estratégico de Fortalecimento Econômico e Geração de Empregos, conta com a parceria do governo do estado e já foi apresentado à CODIN-RJ – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro.

Localizado em Venda Nova, no 3º Distrito, o Condomínio terá duas áreas. Na primeira, com metragem de 207 mil m², serão concentrados lotes para a instalação de indústrias de baixo impacto, como de processamento e beneficiamento de alimentos, fertilizantes, fabricação de bebidas e centros de distribuição, entre outras que se adequem à região e às características de Teresópolis. Na segunda área, que totaliza 341 mil m², haverá um campo experimental agrícola, onde serão estudadas as culturas predominantes em Teresópolis e as técnicas de fortalecimento da produção. Serão implantados laboratórios tecnológicos e um centro de pesquisas e de formação profissional.

“Nosso foco principal é a instalação de indústrias que visam valorizar a nossa vocação local, em especial a agricultura, sempre dentro das características do nosso município. Alinhados com o desenvolvimento sustentável, vamos preservar as árvores existentes na área do empreendimento, mantendo o equilíbrio entre as atividades produtivas, as áreas de lazer e esportivas e a preservação ambiental da região. Investiremos ainda na formação profissional dos trabalhadores e de seus filhos, desde a creche até a formação superior. Pretendemos também implementar um centro comercial para atender o Condomínio e o entorno, aproveitando a produção local”, explicou o Prefeito Vinicius Claussen.

A Prefeitura vai programar a apresentação da proposta final para a sociedade. Só então será elaborado o projeto executivo. “Hoje ouvimos as propostas do Conselho Rural para o projeto e vamos agendar as etapas de discussão com os demais conselhos municipais e os moradores, esclarecendo todos os benefícios do Condomínio AgroTec Industrial para a geração de emprego e renda, a fim de avançarmos no desenvolvimento socioeconômico de Teresópolis de forma participativa e democrática”, pontuou o Prefeito.

Fotos: Bruno Nepomuceno