Teresópolis com quatro oportunidades gratuitas para aprender Tecnologia

Você está visualizando atualmente Teresópolis com quatro oportunidades gratuitas para aprender Tecnologia

Um segmento de mercado de trabalho que conta com vagas de sobra para os profissionais qualificados é a área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o mercado tem oferecido salários iniciais entre R$ 5.699 e R$ 5.805. Porém, falta capacitação para a maioria dos candidatos às vagas. Para quem deseja ingressar no ramo, Teresópolis oferece quatro cursos gratuitos para capacitação no setor. Mas, fique atento, as inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

A Prefeitura criou o Programa Geração Terêtec e, por meio da parceria com o SENAC RJ, vai disponibilizar vagas para diversos cursos na área de Tecnologia. O primeiro deles é o curso de Lógica de Programação, com inscrições abertas até o próximo dia 21 por meio do site teresopolis.rj.gov.br/logica-de-programacao/. A partir da lógica de programação, o aluno adquire experiência e as competências necessárias para criação de algoritmos no desenvolvimento de soluções utilizando a lógica de programação. A divulgação dos selecionados será no dia 6 de janeiro de 2023 e as aulas começam no dia 16 de janeiro.

O curso de Residência em Software do Serratec (Parque Tecnológico da Região Serrana) também é voltado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de profissionais qualificados na área de tecnologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2023 pelo link teresopolis.rj.gov.br/residencia-em-software/. Com 130 vagas, a preferência será para pessoas que moram em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Não precisa ter conhecimento prévio em tecnologia e é necessário ter concluído o Ensino Médio. As aulas começam em março, de forma virtual.

Criado pela empresa Alterdata Software, o Projeto Galileo é outra excelente oportunidade para qualificação no setor de TI. A proposta é capacitar jovens para o mercado de programação de computadores e dos desenvolvedores de sistemas (Devs). A empresa oferece, na Escola de Tecnologia e Inovação (tech4me), o curso Formação em Desenvolvedor Backend, no qual o aluno aprenderá a utilizar programação orientada a objetos, padrões de análise, arquitetura e projeto de software, manipular bancos de dados relacionais e não relacionais, construir API’s e micro serviços, além de realizar testes automatizados durante o desenvolvimento da aplicação. Para mais informações: teresopolis.rj.gov.br/projeto-galileo/#1.

Para quem deseja cursar o Ensino Médio Público Técnico em Informática, em 2023 está prevista a abertura do primeiro curso técnico público de nível médio em Informática em Teresópolis, na FAETEC. Após três semestres você poderá obter uma formação técnica, abrindo oportunidades no mercado de trabalho. O curso é direcionado para alunos cursando o 2° e 3º ano do Ensino Médio, ou que já tenham concluído. As inscrições estão abertas até o próximo dia 22 e as informações podem ser conferidas em teresopolis.rj.gov.br/ensino-medio-publico-tecnico-em-informatica/.

Cursos de Tecnologia Gratuitos em Teresópolis

Lógica de Programação

Prefeitura/SENAC RJ

teresopolis.rj.gov.br/logica-de-programacao/

Residência em Software

SERRATEC

teresopolis.rj.gov.br/residencia-em-software/

Formação em Desenvolvedor Backend

Projeto GALILEO/Escola tech4me

teresopolis.rj.gov.br/projeto-galileo/#1

Ensino Médio Público Técnico em Informática

FAETEC Teresópolis

teresopolis.rj.gov.br/ensino-medio-publico-tecnico-em-informatica/

Informações sobre os cursos também podem ser conferidas por meio do link www.teresopolis.rj.gov.br/teretec.