Você está visualizando atualmente Teresópolis adere à Rede Gov.Br para reduzir a burocracia e ampliar oferta de serviços digitais

Iniciativa padroniza o acesso aos serviços públicos e facilita a vida do cidadão

O Prefeito Vinicius Claussen assinou Termo de Adesão à Rede Gov.Br, via Secretaria de Ciência e Tecnologia, com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. A iniciativa visa a troca de experiências e a criação de iniciativas inovadoras para Governo Digital no setor público, facilitando a vida do cidadão. Essa adesão vai permitir ao município implementar a integração de serviços digitais com a plataforma gov.br, através de login único.

“As tecnologias digitais estão mudando radicalmente a maneira como os cidadãos vivem, trabalham, consomem serviços e interagem. A capacidade dos governos de responder à transformação digital em andamento e produzir processos e serviços mais inclusivos, convenientes e colaborativos é crucial para garantir a confiança dos cidadãos”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, “a transformação digital no governo significa oferecer um serviço público de qualidade na ponta, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão, além do aumento de produtividade do setor público”.

Transformação digital no setor público

A Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br), de natureza colaborativa, tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas a temática de Governo Digital no setor público.

Compete à Rede Gov.BR integrar e coordenar iniciativas comuns de transformação digital no setor público. As principais metas são promover a aproximação do Estado com o cidadão, as empresas e a sociedade civil, por meio da priorização da oferta de serviços públicos digitais de acordo com interesses e necessidades da sociedade; estimular a redução de custos e o aumento da agilidade na prestação de serviços públicos; e promover a realização de programas de formação e de desenvolvimento de habilidades relacionados à transformação digital para servidores públicos.

Entre as soluções ofertadas pelo programa estão apoio metodológico para a transformação digital de serviços públicos; plataformas digitais, com autenticação única de usuários, para a centralização dos serviços públicos ofertados pelos diversos entes componentes da rede; compartilhamento de soluções para o atendimento de problemas comuns, onde o reuso e a colaboração vão favorecer a qualidade do gasto público; e apoio a financiamento junto aos agentes de fomento nacionais e internacionais, com o intuito de levantar possibilidade de oferta de linhas especiais de financiamento voltadas para ações de transformação digital.