Tecnologia 5G chega a Teresópolis

Você está visualizando atualmente Tecnologia 5G chega a Teresópolis

TIM é a primeira empresa a iniciar operação de quinta geração de internet móvel no município, que já está disponível em 21 bairros

Teresópolis completou 132 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira, 6 de julho, e dá um importante passo na infraestrutura tecnológica: a partir de agora, a cidade conta com o serviço 5G da companhia de telefonia TIM Brasil. A empresa iniciou a operação da quinta geração de internet móvel em 21 bairros da cidade.

“A implementação do sinal 5G beneficia moradores e turistas que visitam nossa cidade. Teresópolis adequou sua legislação às necessidades mais recentes e saiu na frente, ficando entre os 35 primeiros municípios do país aptos a receber a tecnologia 5G, contribuindo para a atração de novos investimentos em infraestrutura tecnológica. Estamos colhendo os frutos desse trabalho, sendo uma das primeiras cidades na Região Serrana a ter a internet de quinta geração”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que o objetivo é ampliar o sinal para mais bairros e localidades do interior.

Com relação à ampliação da cobertura 4G no interior, recentemente, o prefeito Vinicius Claussen conseguiu inserir diversas áreas da zona rural de Teresópolis no último leilão realizado pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. Na proposta da Agência, as operadoras deverão levar 4G para todas as cidades sem essa tecnologia até 2024 e cobrir todas as estradas federais até 2027.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, também comemorou a ativação do 5G no município. “Nosso objetivo é ampliar a conectividade e reduzir a desigualdade digital e social em Teresópolis. Já avançamos bastante e, com a chegada efetiva do 5G na cidade, Teresópolis alcança o patamar da capital e de outras grandes brasileiras em infraestrutura tecnológica”.

Vinicius Oberg pontuou que as ações para a implementação do sinal 5G em Teresópolis começaram em agosto de 2021, quando foi realizada uma reunião entre a Prefeitura, Firjan e setor produtivo para definição de estratégia conjunta. No mês seguinte, aconteceu o lançamento da agenda ‘ConectaTerê’, com ações voltadas para fomentar a conectividade. Em dezembro daquele ano, foi aprovada a nova ‘Lei das Antenas’ pela Câmara Municipal e sanção pela Prefeitura, colocando Teresópolis entre os 35 primeiros municípios brasileiros a adotar essa legislação.

No último dia 24 de fevereiro, foi assinado pelo Prefeito o decreto de regulamentação da ‘Lei das Antenas’, tornando o licenciamento da infraestrutura de telecomunicações 100% digital. Em abril, ocorreu a liberação para o início da implantação do 5G em Teresópolis, acompanhada do lançamento de um Guia para facilitar o licenciamento. A autorização da Anatel para oferta e implantação do 5G no município foi expedida no último dia 30 de maio e agora, no dia 30 de junho, a tecnologia 5G foi oficialmente liberada em Teresópolis pela TIM Brasil.

De acordo com a operadora, a velocidade de navegação com a tecnologia pode ser até 10 vezes maior do que na rede 4G. Basta ter um smartphone compatível com o 5G e não será necessária a troca de chip.