Você está visualizando atualmente Setor de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social passa a se chamar “Aluguel Social”

Além da troca de nomes, a pasta inicia capacitação de colaboradoras para o melhor atendimento da população

Foi oficializada nesta segunda-feira, 20 de março, a mudança do nome do Setor de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) da Prefeitura de Teresópolis, que passa a se chamar “Aluguel Social”. A decisão foi tomada em reunião com a presença de Cirlene Rocha, coordenadora do Cadastro Único do Governo Federal no Município de Teresópolis; com as coordenadoras do Aluguel Social e da Proteção Social Básica da SMDS e demais coordenadoras dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS). Também foi dado início a um processo de renovação de capacitação para o atendimento ao público requerente do benefício habitacional.

“A Habitação é uma política pública que já existe na gestão municipal e não é o foco do nosso trabalho no Desenvolvimento Social. Na verdade, nosso trabalho é a gestão do aluguel social, que é disponibilizado a quem nós cadastramos nos nossos CRAS. Daí a melhor adequação do novo nome. Também estaremos capacitando permanentemente nosso pessoal, para fornecer informações corretas e atender ao público da melhor maneira possível”, explica a coordenadora do Aluguel Social, Janaína Félix.

A coordenadora de Proteção Social Básica, Carolina Lisardo, lembra que para não perder o benefício, é necessário manter o Cadastro Único atualizado e realizar a atualização do aluguel social anualmente. “O recadastramento é anual, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. Nós sempre divulgamos o período de recadastramento através dos meios oficiais de comunicação da Prefeitura”. O valor do auxílio está atualmente em R$500, no Município de Teresópolis.