Serviços Digitais da Prefeitura de Teresópolis recebem nota 9.6 da população

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Em um ano, Sistema de Processo Eletrônico gerou economia de mais de 4,5 milhões de reais ao município

Implantado há 15 meses, o sistema digital da Prefeitura de Teresópolis recebeu nota 9.6 em pesquisa realizada com os usuários do Sistema de Processo Eletrônico 1Doc. Em um ano, o sistema gerou economia de mais de R$ 4,5 milhões aos cofres do município. Foram quase 400 mil acessos, mais de 50 mil documentos tramitados. Outros números confirmam a excelência do serviço, como o engajamento, que registrou 90,46%.

“Os resultados do processo eletrônico que implantamos há um ano e três meses são excelentes. Quando assumimos a gestão, todos os processos eram tramitados de forma física, com uma burocracia enorme. Por exemplo, a contratação de um médico, que antes demorava até 15 dias, hoje é finalizada no mesmo dia. Além da economia de mais de R$ 4,5 milhões de custos diretos e indiretos com impressão. Os usuários do sistema estão aprovando a ferramenta, o que é fundamental para nossa gestão”, avaliou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Prefeito lembrou que a implantação do sistema segue o conceito do programa TerêGov Digital, que tem como objetivo principal simplificar os processos, com mais agilidade e transparência. Com o 1Doc, a Prefeitura eliminou quase 100% a tramitação de papel da administração municipal, passando a aderir processos digitais para melhorar o atendimento à população, poupar tempo, aumentar a produtividade e ter controle e segurança nas informações.

“Com processos digitais, o acesso do cidadão aos serviços do poder público municipal poderá ser feito a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico.  A transformação digital no governo é exatamente para simplificar e facilitar a vida das pessoas”, frisou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

O sistema foi desenvolvido pela 1Doc, maior Govtech do Brasil, com os objetivos de produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e, sempre que possível, de forma padronizada; possibilitar maior eficácia e celeridade aos processos administrativos; assegurar a proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais.

Desde a implantação do 1Doc na Prefeitura de Teresópolis, já foram tramitados 50.962 documentos, entre memorandos, protocolos, ofícios, processos administrativos, circulares e pedido de e-SIC.

Todas as solicitações, protocolos, processos, memorandos e ofícios, que eram em papel, com o sistema eletrônico passaram a ser digitais, podendo ser efetuados diretamente do computador, tablet ou aparelho celular. O sistema pode ser acessado por meio do site oficial da Prefeitura (www.teresopolis.rj.gov.br).