Você está visualizando atualmente SERVIÇO: FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS NESTAS QUARTA E SEXTA, DIAS 21 E 23 DE ABRIL

Emergência médica, atendimento e testagem Covid-19, vacinação Covid-19 e coleta de lixo seguem normalmente

Prefeitura funciona na quinta-feira (22), de 12h às 18h, e fica fechada na quarta (21) e na sexta-feira (23)

Publicado nesta terça-feira (20/04) em edição extra do Diário Oficial do Município, o Decreto Municipal 5.501/2021 determina ponto facultativo para os órgãos públicos municipais nesta quarta, 21/04, e sexta-feira, 23/04. A decisão foi tomada porque durante o feriado sanitário decretado pelo Governo do Estado para conter o avanço do contágio pelo coronavírus, várias secretarias municipais mantiveram os seus setores essenciais funcionando.

Nos dois dias do ponto facultativo, a Prefeitura e os Centros Administrativos Municipais Celso Dalmaso (Av. Feliciano Sodré, 611, na Várzea) e Manoel Machado de Freitas (Av. Lúcio Meira, 375, na Várzea) ficarão fechados, com atendimento ao público apenas na quinta-feira (22/04), de 12h às 18h.

Confira o funcionamento dos serviços essenciais, de Saúde, de Educação, de Cultura e da Feirarte:

• Serviços essenciais: A população terá atendimento normal de coleta de lixo domiciliar e de orientação do trânsito. As equipes da Defesa Civil e do Cemitério Municipal manterão sua rotina.
  • Postos de saúde: Nestas quarta (21/04) e sexta (23/04), PSFs e Unidades Básicas de Saúde não abrem. Na quinta (22/04), o atendimento é normal, de 8h às 17h. No sábado (24/04), os PSFS de Fonte Santa, do Meudon e do Rosário, que têm horário estendido, atenderão o público de 8h às 17h.
  • UPA 24 Horas: A Unidade de Pronto-Atendimento 24h, no Bom Retiro, funcionará direto como unidade para atendimento de pacientes COVID-19 e de outras emergências de alta gravidade.
  • Beneficência Portuguesa: O hospital localizado na Ermitage mantém os atendimentos 24 horas de emergência pediátrica e de ortopedia.
  • SPA Dr. Eitel Abdallah: O Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Abdallah, ao lado do Tiro de Guerra, no bairro de São Pedro, funcionará com atendimento clínico de emergência e de observação temporária de pacientes para casos não graves.
  • SPA de Bonsucesso: O Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, no 3º Distrito, funcionará direto, com equipe de plantão 24 horas.
  • Acolhimento e testagem Covid-19: Pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19 são atendidas de segunda-feira a domingo no Centro de Atendimento 24 Horas contra o Coronavírus instalado no Ginásio Pedrão, com testagem das 8h às 20h.
  • Vacinação Covid-19 – 1ª dose: Nesta quarta-feira, 21/04, fica mantida a 1ª dose da vacina Astrazeneca/Oxford para idosos de 63 anos de idade em diante, de 9h às 15h, no sistema drive-thru (dentro do carro), em três locais: na Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, na Tijuca), em frente ao PSF de Pessegueiros e em frente à UBS de Bonsucesso. É preciso apresentar RG, CPF, cartão SUS (se tiver) e comprovante de residência.
  • Vacinação Covid-19 – 2ª dose: Os idosos vacinados entre os dias 25 e 26 de março tomarão a 2ª dose da vacina Coronavac na quinta-feira, 22/04. Já os idosos vacinados nos dias 27 e 29 de março receberão a 2ª dose da vacina Coronavac na sexta-feira, 23/04. O atendimento será de 9h às 15h, no sistema drive-thru (dentro do carro), em três locais: na Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366, na Tijuca), em frente ao PSF de Pessegueiros e em frente à UBS de Bonsucesso. É preciso levar documento de identificação e comprovante de vacinação da 1ª dose em Teresópolis.
  • Vacinação contra gripe: Para crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes e mães que tiveram bebê nos últimos 45 dias a Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) acontecerá na quinta-feira (22/04), no Centro Materno Infantil (Várzea) e nos postos de saúde. Já os profissionais de saúde serão vacinados contra gripe na quinta-feira (22/04), no Centro de Saúde da Várzea, de 8h às 17h. Depois, a campanha será retomada na segunda-feira (26/04).
  • Escolas municipais: A Secretaria de Educação informa aos alunos das escolas municipais que ficam mantidas as aulas no sistema remoto nestas quarta (21/04), quinta (22/04) e sexta-feira (23/04).
  • Cursos da Cultura: Desta quarta (21/04) até sexta-feira (23/04), a Secretaria Municipal de Cultura mantém as aulas on-line dos cursos de jazz, balé clássico e de zumba oferecidos pela Casa de Cultura Adolpho Bloch. Também estão mantidas as aulas remotas dos cursos de canto, coral, as aulas de instrumentos musicais e dos cursos livres oferecidos pela Escola de Música Villa-Lobos/Polo Teresópolis.
  • Feirinha: Os estandes de moda e artesanato e a praça de alimentação da Feirarte, a popular Feirinha do Alto, funcionarão de sexta-feira (23/04) até domingo (25/04), seguindo todos os protocolos sanitários determinados em decreto municipal para enfrentamento ao contágio pelo coronavírus.