‘Semana da Música’ segue na Calçada da Fama

O Samba não morre nem acaba na Semana da Música de 2017
Cantora Lycia Maria Figueiredo, guitarrista Reinaldo Amâncio e percussionista Celso Guimarães fazem o povo sambar na Calçada da Fama

No segundo dia da Semana da Música — uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Teresópolis —, a cantora ‘carioca-teresopolitana’ Lycia Maria Figueiredo e o guitarrista e compositor Reinaldo Amâncio ainda testavam o som no palco montado na Calçada da Fama e, por volta das 14h30, já havia gente sambando e cantando nas proximidades. O percussionista Celso Guimarães chegou pouco depois para animar de vez o show, que começou às 15h.

O repertório incluiu Bossa Nova, mas a tarde era do Samba, começando com ‘Tristeza Pé No Chão’, de Armando Fernandes (popularizada pela voz inconfundível de Clara Nunes), e emendando com a bossa de Vinícius de Moraes em ‘Samba do Perdão’. A essa altura, o teresopolitano Felipe Cunha sambava e cantava a plenos pulmões, colado no palco, enquanto o trio executava ‘Gostoso Veneno’, de Wilson Moreira e Nei Lopes. Reinaldo (também conhecido como Naná) tentou dar um ‘drible’ no animado Felipe e sussurrou para Lycia: “Vamos levar ‘Corpo Fechado’ (de Telma Tavares e Roque Ferreira; sucesso com Alcione)”… Mas, não é que o ‘sambista’ sabia a letra?!

O jeito foi deixar o rapaz mais contente com ‘O Que É, O Que É? (Viver e Não Ter a Vergonha de Ser Feliz)’, de Gonzaguinha, que levantou mais gente nos arredores, seguida do samba de raiz ‘Preciso Me Encontrar’, de Candeia, com seus famosos versos: ‘Rir pra não chorar!’. Por falar em chorar, o samba romântico marcou presença também com o príncipe da Portela, Paulinho da Viola, e seu ‘Coração Leviano’. Foi quando a menina Lívia, de 5 anos, que havia se esbaldado com o forró na tarde anterior, voltou em seu vestido azul claro e caiu no samba! No canto do palco, dona Linda, mãe de Lycia, explicava: “Somos do Rio de Janeiro, mas viemos para cá em 1972. Depois, nos mudamos para Petrópolis, mas, há pouco mais de 30 anos, voltamos definitivamente para cá. É uma paixão adotada!”.

Reinaldo Amâncio soltou a voz com sua composição ‘Eu Quero Plantar’, cujo clipe foi escolhido para representar o Brasil na ONU e está “bombando” na Holanda! Acompanhado de Lycia, seguiram com ‘Pirão, Colher e de Pau’, de Rubens Alves e Chico Santana, (cujo clipe está no You Tube com o grupo de Lycia, Reinaldo e Celso, ‘Cariocas de Raiz’) e a também popularizada por Clara Nunes ‘Vou Festejar’, de Jorge Aragão. Mais um clássico animou o povo: ‘Você Passa e Eu Acho Graça’, de Ataulfo Alves e Carlos Imperial. O longo e animado show ainda teve ‘Juízo Final’, de Nelson Cavaquinho; ‘Morena do Mar’, de Dorival Caymmi; ‘Eu Vim de Lá’, de Dona Yvonne Lara; ‘A Volta Por Cima’, de Paulo Vanzolini e, num “bis” muito festejado, a emblemática ‘Não Deixe o Samba Morrer’, de Edson Conceição e Aloísio. “A gente sempre deve cantar esse samba!”, afirmou Lycia, antes de agradecer ao público e aos seus músicos. Só aí, Felipe parou de sambar…

Sucesso absoluto em 2016, a ‘Semana da Música’ está de volta, até sábado (14 a 18 de março), das 15h às 16h. Forró, MPB, samba, os gêneros se sucedem sem deixar cair a qualidade e a animação. O evento está sendo apoiado pela Perfumaria Irene e patrocinado por: Cultura Inglesa; Posto Rezende; Ótica Fama; Óticas Brilhante; Sapataria Regina; Sapataria Magia; Microlins; Grupo Vogue; Basic Baby; Lorena Baterias; Villanova Câmbio e Turismo; Alteza Jóias; Dunia Turismo e Alta Magia. A programação continua:

— Quinta-feira (16): Chorinho com o Trio La Petit Farofa, composto por Emma Dickson, Alexandre Guichard e Hélio Ratis.
— Sexta-feira (17): MPB, com Aloísio Bruno (voz) e Leandro Lopes (sax).
— Sábado (18): Félix do Forró e Trio.

Texto: Ney Reis / Sec. Cultura
Fotos: Jorge Maravilha/Ascom PMT