Praça Olímpica é entregue à população

Compartilhar:

Espaço vai receber, nos próximos dias, brinquedos para o parquinho infantil e mobiliário

Compromisso assumido e cumprido. Conforme anunciado em novembro, o prefeito Márcio Catão e equipe de governo oficializaram nesta quarta-feira, dia 23, a entrega à população da Praça Olímpica Luís de Camões totalmente revitalizada. Atividades culturais, esportivas e recreativas marcaram a reinauguração do espaço público, uma das principais áreas de lazer de Teresópolis, e que ficou fechado por quase dois anos. Nos próximos dias terá continuidade a colocação do mobiliário, como bancos e lixeiras. A Prefeitura aguarda a entrega dos brinquedos, pela empresa fornecedora, para instalação no parquinho infantil.

“O propósito de entregar a praça antes do Natal foi cumprido, com poucas pendências. O município tem muitas prioridades, mas reabrir esse patrimônio público tão importante, bem no centro da cidade, também era uma delas. Meu agradecimento a todos que trabalharam arduamente nesses últimos dias para que o espaço fosse reaberto”, assinalou o prefeito Márcio Catão, acompanhado da primeira-dama Cristiane Aguiar, e dos secretários e subsecretários de sua equipe.

Também marcaram presença os vereadores Antonio Francisco e Dedê da Barra, o subsecretário extraordinário de Estado da Região Serrana, João Grilo, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, Marco Antonio Freitas, o assessor parlamentar Marcello Rossado e o comandante do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Leal.

“Importante dizer que nenhum recurso público foi usado para realizar a programação de reabertura da praça. Todos estão aqui voluntariamente, acreditando que a nossa cidade precisa melhorar. E a cidade vai evoluir na medida em que se tornar melhor para todo mundo. Sucesso e boa sorte para nós, teresopolitanos, porque a crise não é maior do que a nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Governo, Alex Castellar.

Representando o Governo do Estado, o subsecretário extraordinário da Região Serrana – vinculada à Secretaria Estadual de Obras, João Grilo, também destacou a importância de teresopolitanos e visitantes terem de volta esse ponto de encontro e de lazer. “Vim prestigiar a reabertura dessa praça tão importante e que mexe com a autoestima dos munícipes. Era triste passar e ver um local tão bonito fechado. Hoje, depois de todo o esforço, o prefeito Márcio Catão conseguiu dar esse grande presente de Natal para a cidade”.

Hóquei e futsal

A história da Praça Olímpica Luís de Camões está intimamente ligada à tradição do hóquei sobre patins na cidade. O espaço público foi inaugurado em 6 de julho de 1957, dia do aniversário de Teresópolis, tendo como atração principal um jogo de exibição com as equipes convidadas Atlântico Hóquei Clube e Mocidade Hóquei Clube, de Petrópolis.

Por isso, para marcar a entrega da nova praça à população, a Prefeitura incluiu na programação uma partida da equipe do Teresópolis Hóquei Clube. Sob o comando do técnico e ex-jogador Fernando Louzada, que por muitos anos foi titular da seleção brasileira de hóquei sobre patins, os atletas fizeram uma demonstração da modalidade para o público. A praça foi inaugurada há 58 anos e, logo depois, teve início a tradição do hóquei em Teresópolis. E agora que voltamos com o esporte, duas equipes fazem uma partida de demonstração. Agradeço ao prefeito pela entrega dessa praça, que tem tanto a ver com nossa cidade”, disse Fernando.

Já a garotada da categoria Sub-07 da equipe Teresópolis/PMT fez a bola rolar na nova quadra esportiva. Quarto colocado no campeonato estadual Copa Rio Futsal, o grupo se divertiu durante uma rápida partida, sob o olhar orgulhoso dos pais.  “A praça estava fazendo falta. É muito bom termos esse espaço novamente aberto para nossas crianças poderem brincar, correr e interagir”, opinou a gerente de TI, Tatiana de Oliveira. Moradora no Meudon, ela acompanhou o jogo do filho, João Paulo, de 7 anos, junto com a caçula Mariana, de 2 anos. “Uma praça como essa, no coração da cidade, pode propiciar momentos saudáveis para nossas crianças, jovens e toda a comunidade”, pontuou Fábio Turl, técnico do time.

Lazer e diversão

Crianças e adultos contaram com programação especial. Brinquedos infláveis, passeio de trenzinho, pintura facial, pipoca e algodão doce garantiram a diversão das crianças. Tudo oferecido de graça por empresários, que optaram por colaborar com a reabertura da Praça Olímpica. Também houve aulão da turma de ginástica para a terceira idade, da Secretaria Municipal de Esportes, com o professor Luís Lisardo. Já equipes da Secretaria de Saúde fizeram medição de pressão arterial e esclarecimentos sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Outras atrações, realizadas na nova área de eventos, foram show com Aluisio Bruno e Banda, apresentação de Auto de Natal com a Cia. Teatral Fantasia e concerto do coro e orquestra de alunos do Grêmio Musical Paquequer. “Quem ama a cidade precisa doar um pouquinho de si para ajudar, a crise é no Brasil inteiro. E o que eu tenho para doar é minha música. Então, por amor à cidade, estou dividindo o que tenho de melhor na inauguração da praça”, disse o músico Aluisio Bruno.

Para a secretária de Cultura e de Turismo, Cléo Jordão, a Praça Olímpica Luís de Camões é um espaço ideal para todo tipo de atividade saudável. “Estamos de portas abertas para ouvir a população e trazer outras atividades culturais e artísticas”, concluiu.