Secretaria Municipal de Educação sorteia 428 vagas para creches municipais

Você está visualizando atualmente Secretaria Municipal de Educação sorteia 428 vagas para creches municipais

Plano de Retomada da Educação ainda não tem revisão para o retorno das atividades presenciais.
Resultado do sorteio será divulgado em breve.

Realizado nesta segunda-feira, 08/03, o sorteio de 50% das vagas de creches municipais e conveniadas e centros de educação infantil, disponibilizadas para as crianças que moram próximo das unidades escolares, como determinado pela Lei Municipal 3.785/2019. As inscrições foram realizadas em fevereiro.

Das 854 vagas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2021, 428 foram sorteadas para turmas de berçário, maternal e jardim. As 426 vagas restantes foram preenchidas de acordo com os critérios de concessão definidas pela referida lei: mãe trabalhadora, situação de risco, necessidades especiais, mães adolescentes, programas sociais e baixa renda.

O resultado do sorteio está previsto para ser divulgado nos próximos dias no site da Prefeitura (www.teresopolis.rj.gov.br) e na página da Secretaria Municipal de Educação (www.educacao.teresopolis.rj.gov.br). Porém, ainda não foi determinado o período de efetivação da matrícula, já que devido ao agravamento do contágio pelo coronavírus em todo o país, o Plano Munici pal de Retomada da Educação para o Ano Letivo de 2021 ainda não definiu uma data para o retorno das atividades presenciais para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Sorteio e fiscalização

O sorteio foi feito por Comissão Própria da Secretaria de Educação, com o número do protocolo entregue aos pais e responsáveis no ato da pré-matrícula, realizada no mês de fevereiro. A Lei criou nove polos para a alocação dos alunos, abrangendo os bai rros mais próximos das unidades escolares.

A Comissão foi criada para fiscalizar, acompanhar e analisar os critérios de classificação e é formada por representantes das secretarias de Educação, Saúde e de Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, dos Conselhos Tutelares 1 e 2, do Ministério Público Estadual e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

Participaram do sorteio nesta segunda-feira, 08/03, Ricardo Vasconcelos (Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal), Thiago Duque (Conselho Tutelar 2), Valéria de Almeida Machado (Secretaria Municipal de Saúde), Aline Guaglio, Daniele Ribeiro, Áurea Eveline Rocha e Adriana Machado Alves (Secretaria Municipal de Educação).

Secretaria Municipal de Educação sorteia 428 vagas para creches municipais