Agentes de creches municipais fazem curso sobre saúde emocional

Realizada nesta quarta-feira, 13, na Prefeitura, mais uma etapa do workshop ‘Saúde emocional’. O curso é destinado aos cerca de 140 agentes que atuam como auxiliares dos professores nas creches da rede municipal de ensino e acontece de forma a não prejudicar o funcionamento dessas unidades escolares.

“Esse é um compromisso da Secretaria de Educação para ajudar os agentes a lidarem com os desafios encontrados no dia a dia em seu trabalho. O curso leva em conta a saúde emocional dos auxiliares para atender as necessidades dos alunos da faixa etária de seis meses a 4 anos incompletos. Profissionais mais preparados têm melhor rendimento e os alunos são atendidos de forma mais eficiente nos cuidados diários”, explica a secretária de Educação, Rosana Mendes.

Coordenado pela chefe do Setor de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Alba Valéria Ferreira, e ministrado pela psicóloga Érika Neves, o curso aborda temas sobre a relação entre o trabalho e a saúde emocional dos agentes das creches públicas no município. “A atual gestão está retomando uma ação que não acontecia há, pelo menos, cinco anos. A proposta é oferecer ferramentas para que esses profissionais aprimorem o seu desempenho e saibam se posicionar diante dos desafios cotidianos”, destaca Alba Valéria.

As agentes Maria Eduarda Lopes Fernandes, lotada na Creche Missionário Manoel Mello Silva, em Agriões, e Michelle Sampaio, da Creche Mariazinha Jannotti, em Araras, aprovam a iniciativa. “Trabalhamos com seres humanos e temos que estar bem com nossas emoções”, opinou Maria Eduarda. “Esse workshop dá mais suporte ao nosso trabalho”, finaliza Michelle.

Fotos: Marcelo Roza