Secretaria de Saúde orienta população a se proteger contra a Influenza A

Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde orienta população a se proteger contra a Influenza A

Município vive surto da gripe provocado pela baixa adesão às vacinas em todo o Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis intensifica a Campanha Nacional Contra a Influenza, a fim de conter o surto da gripe que ocorre atualmente no Estado do Rio de Janeiro. Meta é vacinar 90% da população-alvo e alertar sobre as formas para se proteger do vírus Influenza A.

Segundo a SMS, Teresópolis atingiu a meta apenas entre os trabalhadores da saúde (90%). A campanha segue no município para atingir a meta nos seguintes grupos: crianças (76,7%); gestantes (67,7%); e puérperas (73,7%).

Para proteger a população contra a gripe Influenza A, o município ampliou a campanha de imunização para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Desta forma, a imunização segue em todas as unidades até o fim dos estoques de vacina.

Locais de atendimento e como se proteger

Devido ao atual surto da gripe Influenza A, a Secretaria Municipal orienta para que toda a população procure proteger da contaminação pelo vírus H2N3.

As formas de proteção contra a gripe sãos as mesmas já indicadas durante a pandemia de Covid-19: uso de máscaras em locais abertos e fechados; higienização constante das mãos; e distanciamento social.

Os atendimentos ocorrem nas unidades de saúde da cidade e interior, nos dias de semana, de 8h às 17h. Nos sábados, o atendimento também ocorre nas unidades da Fonte Santa, Meudon e Rosário, através do programa “Saúde na Hora”, no mesmo horário.

Novas medidas de atendimento

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, caso a demanda por gripe Influenza A continue a aumentar em Teresópolis, algumas medidas serão ajustadas para ampliar a oferta de serviços e tratamento da população.

A SMS estuda a instalação de uma tenda próximo à UPA 24H, a fim de receber pacientes com suspeita de gripe; além de aumentar a equipe pediátrica que trabalha no Cemusa (São Pedro), com horário também estendido.