INFORME DO GABINETE DE CRISE CONTRA O CORONAVÍRUS

Você está visualizando atualmente INFORME DO GABINETE DE CRISE CONTRA O CORONAVÍRUS

O Prefeito Vinicius Claussen reuniu o Gabinete de Crise contra o Coronavírus nesta quarta-feira (11/8) para avaliar o cenário epidemiológico do município e estabelecer métricas para monitoramento e tomada de decisão na Saúde.

Composto por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital São José, do Hospital das Clínicas Costantino Ottaviano, da Beneficência Portuguesa, do Conselho Municipal de Saúde, da UPA, da Central de Regulação Municipal e da Câmara Municipal, na figura do vereador Paulinho Nogueira, o Gabinete de Crise deliberou que, diante do cenário que vem se observando de aumento de casos e da presença da variante Delta em Teresópolis, as notas técnicas da Divisão Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde voltam a ser divulgadas a cada 14 dias.

A partir desta nota, o grupo poderá avaliar o cenário epidemiológico do período e assim determinar novas medidas de enfrentamento à pandemia, conforme a gravidade do caso.

Quanto à disponibilidade de leitos, o Gabinete de Crise concordou que, permanecendo a ocupação acima dos 90% neste período, será adotada a medida já acordada com os hospitais de reabertura de leitos inativados, em até 7 dias. É importante lembrar que o município está na regulação estadual, onde há ampla oferta de leitos para pacientes COVID-19.

A próxima nota técnica será divulgada no dia 23 de agosto, mas caso seja observada a necessidade, o Gabinete de Crise poderá voltar a se reunir a qualquer momento para novas deliberações.

É importante que a população mantenha a vigilância, continue seguindo as medidas preventivas e tome a vacina contra a COVID-19, que é a grande arma do mundo para vencer a pandemia. A importância da vacina pode ser vista pelo número de internados em Unidades de Terapia Intensiva COVID-19 no município: 78% são pacientes não vacinados ou com imunização incompleta, segundo o censo hospitalar.