Secretaria de Saúde de Teresópolis vai percorrer creches e CMEIs para atualizar cadernetas de vacinação dos alunos

Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde de Teresópolis vai percorrer creches e CMEIs para atualizar cadernetas de vacinação dos alunos
Compartilhar:

Ação que integra campanha para ampliação da cobertura vacinal começa na próxima terça, 14, na Creche Amor Perfeito, no Pimentel

A Prefeitura de Teresópolis, seguindo a proposta do Ministério da Saúde de promover ações estratégicas de imunização para ampliar a cobertura vacinal e o acesso dos grupos populacionais não vacinados, em todo o país, vai iniciar, na próxima terça-feira, 14, uma campanha cuja primeira etapa será voltada para a vacinação dos alunos das creches e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). De acordo com o cronograma, a primeira unidade a receber a ação será a Creche Amor Perfeito, no Pimentel, mas o objetivo é atender todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

“Montamos um Comitê de Coordenação para elaboração do Plano Municipal das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade 2023/2024, com ações estratégicas de imunização voltadas para o público-alvo da nossa cidade. A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas”, enfatiza a secretária de Saúde, Clarissa Rippel.

O Comitê de Coordenação do Plano é formado por servidores das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos. A gestora, drª Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, explica que as atividades de vacinação de alta qualidade (Avaq) são executadas por meio do Programa Nacional de Imunização, no programa de rotina e em campanhas de seguimento, intensificações e ações extramuros.

“As ações têm sido um sucesso há mais de 40 anos, sendo a principal responsável pela eliminação e controle de várias doenças preveníveis por vacinas, como varíola, poliomielite, rubéola, síndrome da rubéola congênita, sarampo e tétano neonatal. No entanto, mesmo antes do início da pandemia de Covid-19, o mundo já estava passando por um período de declínio nas coberturas vacinais”, frisa a médica, pontuando que Teresópolis sempre apresentou coberturas vacinais altas, atingindo as metas propostas pelo Ministério da Saúde, considerando-se os anos de 2018 e 2019, em especial.

O Plano vai mobilizar os trabalhadores da saúde em salas de vacinação, as lideranças e os gestores locais para, através dos diferentes meios de comunicação e informação, se aproximar ainda mais da população e retomar os indicadores e as excelentes coberturas vacinais em Teresópolis.

“Para atingirmos nossos objetivos, entre as estratégias que vamos adotar estão a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados por profissionais de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e complementação das doses faltantes; vacinação extramuros em áreas de difícil acesso; e intensificação da vacinação em áreas de vulnerabilidade social e integrando-se com programas sociais já existentes”, enumerou drª Edneia.

Cronograma novembro e dezembro/2023:

  • 14/11 Creche Amor Perfeito – Pimentel
  • 17/11 Creche Profª Rosália Martins de Lima Silva – Fonte Santa
  • 17/11 Creche Sempre Viva – Meudon
  • 21/11 Creche Começando a Viver – Granja Guarani
  • 23/11 Creche Oscar Lobato – São Pedro
  • 28/11 Creche Comunitária da Coreia – Coreia
  • 30/11 Creche Doraci Dallia – Bonsucesso
  • 05/12 Creche Menino Jesus de Praga – Fonte Santa
  • 07/12 Creche Mariazinha Janotti – Fátima
  • 11/12 CMEI José Guarilha – Sebastiana

O horário de aplicação das vacinas será definido pela equipe de imunização e a direção escolar e comunicado aos pais e responsáveis.