Você está visualizando atualmente ‘Sandbox InovaTerê’ 2023: Inscrições para Chamada Pública terminam na próxima sexta, 3/11

Termina na próxima sexta-feira, 3 de novembro, o prazo para as inscrições para o edital Sandbox InovaTerê 2023, visando selecionar startups e empresas com soluções de produtos, serviços e experimentos inovadores para o município de Teresópolis. A inscrição, com o envio das propostas, com todos os documentos exigidos, deve ser feita por meio do link https://www.teresopolis.rj.gov.br/inovatere/sandbox/.

O lançamento do edital pela Prefeitura de Teresópolis tem como metas fomentar a inovação na área urbana e rural, através da realização e acompanhamento de testes inovadores em temas especificados pelo município; orientar sobre questões regulatórias durante o desenvolvimento das experimentações a serem realizadas nos ambientes de inovação científica, tecnológica e empreendedora especificadas pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia durante os ciclos de testagem.

“A Sandbox incentiva que Teresópolis se torne uma cidade aberta e conectada, possibilitando experimentações de soluções inovadoras a partir de uma rede que busca impacto social, bem-estar e soluções digitais, sendo o objetivo final o melhor atendimento à população”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

Temas

São aceitas soluções de produtos e serviços inovadores relacionados aos seguintes temas: Mudanças climáticas, Redução de Riscos a Desastres Naturais, Inovação na gestão sustentável de resíduos sólidos, Transformação Digital na Saúde, Inovação, novas mídias e Transformação Digital na Educação, Mobilidade Urbana, Conectividade, 5G, IoT e inclusão digital e Inovação na Agricultura Familiar. Também poderão se inscrever projetos na categoria Web3, que tem como foco o uso de Blockchain e Inteligência Artificial na gestão pública com foco na transparência dos atos oficiais.

“As startups e empresas selecionadas irão desenvolver seus projetos em um ambiente regulatório controlado, com a possibilidade de contratação de soluções inovadoras buscando sempre a excelência na prestação dos serviços públicos”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

A seleção dos projetos será realizada em oito etapas, conforme cronograma divulgado no edital, sendo que a previsão para divulgação das soluções que foram selecionadas e consideradas aptas será no dia 13/12. O período dedicado à inserção das Soluções para Cidades Inteligentes no Ambiente Sandbox será de 14/12/2023 a 14/12/2024.

Benefícios

As empresas e startups que participarem do ‘Sandbox InovaTerê’ terão os seguintes benefícios: Aprimoramento da solução e do modelo de negócios, e redução do tempo de maturação; Desenvolvimento de novos produtos;  Visibilidade e escalabilidade para a solução; e Possibilidade de flexibilização regulatória, afastando a burocracia e as normas infralegais (Sandbox regulatório).

O edital completo pode ser conferido em https://www.teresopolis.rj.gov.br/inovatere/sandbox/.