Você está visualizando atualmente Ressocialização: Prefeitura e Degase-RJ montam protocolo para incluir os jovens do CRIAAD Teresópolis nos programas municipais

Equipes da Prefeitura e do Degase-RJ (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) estão definindo o protocolo de inclusão dos jovens do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) de Teresópolis às oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Realizado nesta quinta-feira, 29/06, o encontro aconteceu pouco mais de um mês após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica pelo Prefeito Vinicius Claussen.

“As ações de ressocialização incluem a participação deste público, e de seus familiares, nas atividades culturais e esportivas oferecidas pelo município. Estamos unindo forças para que essa garotada tenha mais oportunidades para sair de uma situação de vulnerabilidade e, com dedicação, encontrar um rumo profissional e mudar de vida, junto com as famílias”, pontuou o secretário de Trabalho, Lucas Guimarães, acompanhado da secretária de Esporte e Lazer, Gisele Fernandes, e do subsecretário de Cultura, Ricardo Guarilha.

“Estamos fazendo um fluxo de trabalho e de encaminhamento dos jovens e suas famílias para vagas no mercado de trabalho. Também buscamos a cultura e o esporte, que fazem parte do eixo da nossa coordenação, para ampliar o suporte aos adolescentes em cumprimento de medidas e os egressos do sistema socioeducativo”, explicou Mirtes Bandeira, diretora de Parcerias Estratégicas da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (COOECEL) do Degase-RJ, junto com a diretora do CRIAAD, Marli de Jesus Souza. Também participaram as equipes da Assessoria de Egressos, com a assessora Conceição Monteiro, e do Núcleo de Atendimento às Famílias, subordinado à  Coordenação de Saúde do Degase.

Secretário Municipal de Trabalho, Lucas Guimarães, entre Mirtes Bandeira, do Degase-RJ, e a secretária de Esporte e Lazer, Gisele Fernandes

O CRIAAD – Unidade do Degase-RJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação, o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente atende jovens em conflito com a lei, com medida socioeducativa em semiliberdade. Funciona desde 2004 em terreno do Governo do Estado no bairro Fonte Santa. Tem capacidade para 16 adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos (excepcionalmente até 21 anos), que recebem atendimento de assistente social, psicólogo, pedagogo e reforço escolar. Também participam de  atividades como cultivo de horta e fabricação de sabonetes e de ações de fortalecimento do vínculo com seus familiares, o que contribui para o sucesso da ressocialização.

Fotos: Bruno Nepomuceno