Você está visualizando atualmente Teresópolis participa de encontro técnico sobre desenvolvimento regional na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

Equipe técnica da Prefeitura de Teresópolis participou de reunião, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, na última quarta-feira (17), no Rio de Janeiro. O encontro dá seguimento aos projetos e ações visando o desenvolvimento regional apresentados pelo Prefeito Vinicius Claussen quando recebeu, em Teresópolis, o governador Cláudio Castro, no último dia 5, para o evento ‘Construindo um Novo Estado do Rio’. Além de superintendentes da Secretaria de Estado, participaram também representantes das Prefeituras de Petrópolis, Nova Friburgo, Areal e Guapimirim, da agência de desenvolvimento MercoSerra.

Durante o encontro do dia 5, o presidente da MercoSerra, Luiz Fernando Gomes, entregou ao Governador Cláudio Castro um ofício propondo várias ações conjuntas. Entre elas, tratamento tributário especial para a instalação de novos condomínios industriais na região, a prorrogação da redução da alíquota de ICMS, a implantação do parque agroindustrial da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro) em Teresópolis e o estudo de viabilidade para a instalação de um aeroporto regional em Nova Friburgo.

“A reunião de hoje, com técnicos de vários municípios da Região Serrana, foi uma agenda de trabalho para alinhamento das ações visando o desenvolvimento regional, como a promoção de feiras e eventos de abrangência regional. Uma grande realização será o Encontro Regional, liderado pela Secretaria de Estado, em Teresópolis, no início de dezembro”, enfatizou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, que estava acompanhado do assessor especial Jean Santos.

Outra importante proposta de realização é a feira de produtos e serviços Expo MercoSerra, prevista para março de 2022, com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios nos municípios que integram a agência de desenvolvimento: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, e a partir de 18 de novembro, Areal e Guapimirim.

Participaram da reunião a secretária Executiva da MercoSerra (Rede de Negócios da Serra Verde Imperial), Silvia Guedon, e os superintendentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Andréia Crocamo, Fernanda Curdi e Marcos Pinho. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Marcelo Soares; o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, Patrick Risso; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Areal, Areal Wallace, e a assessora Carla; o secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda de Guapimirim, Leonardo Guimarães, e o assessor especial Herman Vidaure.