Atividade já formou mais de 120 alunos da unidade de ensino
A festa de encerramento anual do projeto social ‘Percussão: A energia que transforma vidas’ na Escola Municipal Manoel Medeiros Sobrinho foi um dia especial, com lindas e animadas performances musicais dos alunos que participaram do projeto e dos professores Fernando Clark e Arthur Fernandes, que ministraram as oficinas durante todo o ano, coordenada por Ernani Cal, percussionista super talentoso que toca com o Monobloco desde 2005.
O evento que celebrou a jornada musical dos pequenos grandes artistas da escola contou com a presença de familiares dos estudantes, funcionários e equipe gestora da unidade de ensino, além de representantes da SME. Os alunos mostraram tudo que aprenderam tocando ritmos incríveis da música brasileira, como ‘Minha jangada vai sair pro mar’, ‘Não deixe o samba morrer’, ‘Segue em frente não se apavora’, ‘Garota Nacional’ e ‘Eu quero é botar o meu bloco na rua’.
“Começamos com um projeto-piloto para 12 alunos e a Fundação COGE nos deu a oportunidade de ter não só o Monobloco como a Alterdata como parceiros, possibilitando a ampliação do número de alunos atendidos. Nesses cinco anos, mais de 120 alunos participaram dessa atividade incrível, que traz conhecimento musical e alegria para a escola!”, comemorou a diretora da escola, Cristina Mosqueira Rocha, agradecendo a presença de familiares dos alunos, da equipe da SME, Márcia Maria Tavares, Simone Monteiro e Fabiana Veiga, da vereadora Profª Amanda, do representante da Fundação COGE, Jorge Nunes, e do músico do Monobloco, Pedro Quental.
“Meu segundo ano participando dessa apresentação de encerramento anual. A gente faz show no país inteiro e promover esse tipo de ação social que traz música e cultura pra criançada faz parte da função da gente como artista, não podemos perder isso. É maravilhoso ouvir eles tocando tão bem em pouco tempo de aula!”, enalteceu Pedro Quental, cantor, compositor e produtor musical conhecido como a voz de grandes sucessos do Monobloco, como ‘Do Leme ao Pontal’ e ‘Descobridor dos Sete Mares’.
O coordenador do projeto, Ernani Cal, destacou a importância da música na vida das pessoas. “O projeto vem ganhando maturidade. Começamos na escola em 2019, tivemos uma pausa durante a pandemia, e voltamos com tudo! A música tem efeitos sobre o ser-humano que ainda não conseguimos mensurar. É uma atividade de formação do sujeito, de pensamento matemático, contexto histórico e cultural. A música salva vidas!”, comentou o músico que integra o Monobloco, bloco de carnaval que mistura samba, funk, marchinha e muito mais, tudo com instrumentos de escola de samba, levando alegria e ritmo para as ruas do Rio de Janeiro desde 2000.
O projeto ‘Percussão: A energia que transforma vidas’ é uma realização da Fundação COGE – Agregando Conhecimento e Monobloco, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria M. de Educação e da Escola Manoel Medeiros Sobrinho, Alterdata, Autotec Tempero com Arte e Umbrella Films.
Fotos: Jonathan Martins





