Primeira edição do ‘Mulheres Agro em Teresópolis’ é promovida em Venda Nova

Você está visualizando atualmente Primeira edição do ‘Mulheres Agro em Teresópolis’ é promovida em Venda Nova

A mulher do campo e seu valor foi tema da primeira edição do ‘Mulheres Agro em Teresópolis’, realizado nesta segunda-feira, 27, pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A iniciativa contou com a parceria das secretarias municipais dos Direitos da Mulher e do Desenvolvimento Social e apoio da Escola CIA José Francisco Lippi, local onde o evento foi sediado.

A abertura do encontro foi realizada pelo secretário Municipal de Agricultura, Tenente Jaime Medeiros, destacando a importância de promover eventos que valorizem a mulher do campo e produtora rural e explicando que a ação tem esse propósito, valorizar o protagonismo das mulheres do campo e enaltecer a força desta mulher, através de ações de maquiagem, corte de cabelo, design de sobrancelhas e palestras sobre ‘Violência doméstica’ e o ‘A mulher do campo e seu valor’.

“É fundamental essa parceria entre as secretarias de Agricultura, dos Direitos da Mulher e do Desenvolvimento Social para realização deste evento, cujo objetivo é valorizar e enaltecer o papel da mulher no campo. Sabemos que essas mulheres, muitas vezes, não têm tempo de estar se cuidando, tendo seu tempo de lazer, devido às múltiplas funções de dona de casa, mãe e trabalhadora na lavoura. Preparamos com muito carinho a programação para que elas possam se sentir muito especiais, não só no hoje, mas todos os dias. Esta foi a primeira edição de muitas que vem por aí, pois nossas mulheres merecem!”

A secretária municipal dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, falou sobre a importância de promover eventos para a mulher do campo e poder conversar com elas a respeito da violência doméstica, orientando e alertando sobre o assunto. “Primeiramente gostaria de agradecer esta parceria com a Agricultura e o Desenvolvimento Social, na qual temos a oportunidade de falar para a mulher do campo sobre as questões de violência doméstica, as situações e os direitos que esta mulher possui. E nós sabemos, dentro das nossas estatísticas, que as mulheres do campo também sofrem violência. Que este evento possa ser cada vez mais propagado, e que nas próximas edições o número de mulheres presentes se multiplique para que juntas possamos mostrar a força do trabalho feminino.”

A produtora rural, Rosana Martuchelli, com o tema ‘Mulheres do campo e seu valor’, falou sobre a importância e significado do evento para a mulher rural, enaltecendo o trabalho dessas figuras femininas que fazem história no agro teresopolitano. “De forma bem simples, com uma linguagem bem objetiva, ressaltei que a nossa luta é diária, não só na lavoura, mas na vida. Então, focando mais na mulher rural, tivemos um bate-papo bem legal sobre a violência no campo, principalmente contra a mulher. Também pontuei que a maioria das propriedades rurais hoje são tocadas por mulheres, e que conseguimos visualizar isso através da EMATER e dos Sindicatos Rurais, tendo a visão de uma propriedade tocada por uma mulher e uma tocada por um homem e saber diferenciar, até porque o toque feminino é muito visível, não só na área rural, como em qualquer outro lugar. Consegui passar para elas o quão importante é nossa profissão e como nós devemos ser valorizadas. A agricultura hoje em dia não é só acordar de manhã, plantar, colher e ficar no sol quente o dia inteiro, mas é dar sustento para as famílias. Tenho certeza que a sementinha foi plantada entre as mulheres e quando precisarem de ajuda, vão poder contar umas com as outras.”

Regiane Barbosa Branco, moradora de Soledade I, destacou a importância de eventos voltados para mulheres do campo serem realizados. “A carência da trabalhadora rural hoje é imensa em todos os sentidos, mas principalmente de informação. Acho muito bacana quando órgãos públicos se unem para promover eventos para nossa classe, são momentos muito significativos para todas as mulheres, pois devido a termos múltiplas funções, às vezes, não conseguimos nos cuidar tanto e ficamos com a autoestima baixa. Gostei muito, achei super positiva essa iniciativa de nos proporcionar essa tarde tão especial, com ações sociais e palestras, assim nos sentimos valorizadas e acolhidas.”

“Eu sempre falo e gostaria de frisar novamente que a gestão do Prefeito Vinicius Claussen é baseada em integralidade, que significa estarmos juntos. Hoje, trouxe toda minha equipe com o intuito de valorizar a mulher do campo e mostrar que ela também pode ser empoderada. E foi fazendo o cabelo, a maquiagem e a sobrancelha que ouvimos essas mulheres. Por isso, se torna fundamental a realização de eventos como este, a importância da união das secretarias de Agricultura, Direitos da Mulher e o Desenvolvimento Social para atender e ajudar essa mulher’, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Eliane Moraes.

Fotos: Bruno Nepomuceno