Prefeitura e HCTCO ampliam leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde

Você está visualizando atualmente Prefeitura e HCTCO ampliam leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde

13 leitos clínicos já foram abertos e novos 10 UTIs estarão disponíveis ainda em março

Na última sexta-feira (4), o Prefeito Vinicius Claussen e o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, realizaram uma visita às novas instalações do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO). O município está contratando 30 novos leitos para ofertar à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 13 cirúrgicos já abertos, 17 clínicos e 10 UTIs em processo de abertura, com previsão para março.

“Estamos dando um grande passo na saúde pública de média e alta complexidade em Teresópolis. Há décadas, Teresópolis tinha o mesmo número de leitos UTI, que não acompanhou o crescimento rápido da população nos últimos anos. Estamos aproveitando parte da estrutura dos leitos Covid-19 para fazer essa ampliação da oferta de leitos, tão necessária, que seguramente nos ajudará a salvar ainda mais vidas não apenas de teresopolitanos, como dos moradores da região que procuram atendimento na cidade”, comenta o Prefeito Vinicius Claussen.

A ampliação dos leitos cirúrgicos já realizada vem permitindo a retomada das cirurgias eletivas, que desde o começo da pandemia de Covid-19 haviam sido suspensas no município. “Nós tivemos uma redução expressiva de leitos, por isso foi priorizada apenas a realização das cirurgias de emergência. Agora voltaremos a fazer mais cirurgias eletivas, atendendo assim uma demanda da Secretaria de Saúde”, explicou a diretora geral do HCTCO, Dra. Rosane Rodrigues Costa.

Na fase final de obras, com previsão de entrega ainda para o mês de março, os 17 leitos clínicos faziam parte do setor Covid do HCTCO. Com avanço da imunização e diminuição de internações por conta da doença, esses leitos serão transferidos para a internação e tratamento de outras naturezas.

“Essa possibilidade de alterar parte da estrutura usada ao tratamento da Covid-19 na cidade é uma prova do sucesso do combate à pandemia pela atual gestão e profissionais de saúde de Teresópolis. Leitos que ajudaram a salvar vidas da Covid-19 agora ficarão de legado desta fase e servirão para melhor atender a população”, informou o Secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.