Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis e IFRJ abrem inscrições online nesta sexta, 04/08, para três cursos 100% gratuitos

São 96 vagas, com aulas noturnas a partir de setembro na Casa do Trabalhador

Acaba de ser lançado o processo simplificado para três cursos gratuitos de qualificação profissional em Teresópolis. Com 96 vagas e inscrições online a partir desta sexta, 04/08, os cursos de Balconista de Farmácia, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual terão aulas à noite. Durante o período de inscrições, o IFRJ manterá um ponto de atendimento disponível para orientações, que funcionará de segunda a sexta, das 9h às 13h, na Casa do Trabalhador de Teresópolis, onde acontecerão os cursos.

A iniciativa é resultado de parceria oficializada em julho de 2022 pelo Prefeito Vinicius Claussen com o IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

“É o segundo edital do IFRJ no município. Neste mês de agosto, realizaremos a  formatura dos alunos dos quatro cursos do primeiro semestre de 2023, o que confirma o sucesso desta iniciativa, que garante acesso à educação gratuita de qualidade para aqueles que querem ingressar ou retornar ao mercado de trabalho”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

Cursos e vagas: Pelo Edital 033/2023, são oferecidas 96 vagas para interessados com idade a partir de 16 anos, distribuídas entre os seguintes cursos: Balconista de Farmácia (ensino fundamental completo, 240 horas-aula, turno da noite, 16 vagas de ampla concorrência), Assistente Administrativo (ensino fundamental completo, 160 horas-aula, turno da noite, 16 vagas de ampla concorrência) e Microempreendedor Individual (ensino fundamental completo, 165 horas-aula, turno da noite, 16 vagas de ampla concorrência). Em cada curso, são destinadas 08 vagas para candidatos que se declararem pessoa com deficiência e 08 para quem se declarar negro, pardo ou indígena.

Inscrição online: As inscrições on-line começam nesta sexta-feira, 04, e seguem até o dia 20 de agosto, por meio de formulário eletrônico acessado pelo link bit.ly/cursos-ifrj-teresopolis. Cada candidato pode concorrer a somente uma vaga em um dos cursos. Não há cobrança de taxa.

Sorteio, resultado, local das aulas: Os candidatos inscritos no processo seletivo participarão de um Sorteio Público Eletrônico online no dia 31 de agosto, que será transmitido pelo Canal do Youtube do IFRJ.  As matrículas estão previstas para o período de 04 a 11 de setembro. As aulas terão início no dia 04 de setembro e acontecerão na Casa do Trabalhador de Teresópolis (Rua Luiz Noguet Jr, 100, bairro de São Pedro). O Edital 033/2023 pode ser acessado pelo link bit.ly/edital-cursos-ifrj-teresopolis.