Prefeitura de Teresópolis realiza a Semana do Meio Ambiente e da Reciclagem

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis realiza a Semana do Meio Ambiente e da Reciclagem

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, nasceu em 1972 na Conferência das Nações Unidas, sediada em Estocolmo, capital da Suécia. A conferência deu a luz ao marco inicial dos esforços internacionais para um debate direcionado às questões da proteção da natureza frente aos impactos negativos gerados pelos diferentes desalinhamentos políticos e sociais.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, este ano é marcado o 50º aniversário desta data. O foco da discussão está nas soluções para a poluição plástica em níveis global e local, com um olhar sobre o fomento à economia circular, incluindo o reúso e a reciclagem.

O município de Teresópolis instituiu no calendário oficial de datas e eventos, através do Decreto nº 4.296/2023, a união da Semana do Meio Ambiente e da Reciclagem. Você conhece o Programa de Coleta Seletiva ‘Recicla Terê’? Toda a população pode contribuir através da destinação de materiais recicláveis em ecopontos ou através da coleta porta a porta.

Atualmente, o programa ‘Recicla Terê’ atende 31 bairros e a Associação vinculada ao programa possui 08 catadores de materiais recicláveis. A associação vem comercializando uma média mensal de 16 toneladas de matérias recicláveis, entre papel, papelão, garrafas pet e plásticos variados, vidro e metais, o que tem gerado uma renda média mensal de R$ 1.200 para cada catador, trazendo não só uma melhora significativa ao meio ambiente, como também promovendo a inclusão e valorização do catador de material reciclável.

Para o agendamento da coleta porta a porta e para saber mais sobre a localização de ecopontos, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Av. Lúcio Meira, 375, 2º piso, Várzea), pelo telefone (21) 2742-7763 ou pelo e-mail [email protected]. Também tem a opção de baixar o aplicativo Recicla Terê https://play.google.com/store/apps/details?id=com.recicla.tere.

Programação da semana do Meio Ambiente

Com o objetivo de envolver e sensibilizar as pessoas sobre os diversos assuntos ambientais, nesta semana, projetos vencedores do Fundo Municipal de Meio Ambiente e a equipe do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente comemoram esta data em  diferentes espaços do município.

·         Dias 05/06 e 07/06 – Exposição da Biodiversidade e Educando com o Aurita, com os alunos da Escola Municipal Ginda Bloch. Desenvolvido pelo Setor de Educação Ambiental da SMMA e Projeto Educando com o Aurita;

·         Dia 06/06 – Educação Ambiental com o Projeto Eco móvel, Secretaria Municipal de Turismo e plantio de mudas no Núcleo Vale da Revolta do Parque Estadual dos Três Picos (Estrada Rio-Bahia, km 84,5 – Vale da Revolta);

·         O Projeto Cuidai do nosso Lixo realizou nos dias 03/06 e 04/06 contação de histórias, oficinas de arte para crianças, feiras de artesanato, rodas de conversas e participações especiais das áreas de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, além da presença da Academia de Letras.

As próximas ações ocorrerão nos dias 06 e 07 de julho, na Praça de Mottas, no 3º Distrito (acesso pela Estrada Teresópolis-Friburgo, altura do km 30).