Prefeito de Teresópolis reúne secretários para acelerar as ações pós-chuva

Você está visualizando atualmente Prefeito de Teresópolis reúne secretários para acelerar as ações pós-chuva

O Prefeito Vinicius Claussen reuniu na manhã desta quarta, 01/11, um grupo de secretários e determinou uma série de ações para dar continuidade e acelerar o atendimento à população após a forte chuva que atingiu Teresópolis e região nesta terça-feira, 31/10.

Com acumulados superiores a 110 mm de chuva em 24 horas, volume considerado excessivo em curto espaço de tempo e que resultou no transbordamento do Rio Paquequer e afluentes em vários bairros nas áreas urbana e rural, o município registra 35 ocorrências, entre deslizamentos de encostas e alagamentos de casas e vias públicas, com 38 pessoas desalojadas e que estão na casa de familiares.

Reforço na mobilização de pessoal, equipamentos e caminhões para desobstrução e limpeza de vias públicas e para recuperação de 27 galerias pluviais danificadas em vários bairros; intensificação do acompanhamento social e de saúde das 38 pessoas desalojadas; a reserva de kits emergenciais de higiene e limpeza, de água potável e de cestas básicas são algumas determinações.

“A pronta resposta para minimizar os estragos causados pela chuva foi imediata e continua. Hoje à tarde vamos percorrer alguns bairros com representante do Governo do Estado para planejar obras estruturais emergenciais. Entre elas, intervenções de macrodrenagem, a fim de eliminar os alagamentos recorrentes no centro da cidade, Bom Retiro e na Ermitage, por exemplo, e de contenção de encostas nos bairros Caxangá, Santa Cecília e Coreia”, enumerou o Prefeito Vinicius Claussen, acrescentando que acionou as empresas de ônibus, que garantiram o pleno funcionamento das 90 linhas urbanas para melhor atendimento da população.

Além das ações do projeto Limpa Rio, realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) na Beira Linha, no Caleme e em Vieira, o aprofundamento da calha do Rio Paquequer, a fim de aumentar a capacidade de vazão e evitar o transbordamento em períodos de fortes chuvas, é outro ponto que será solicitado.

O encontro de trabalho reuniu os secretários municipais Lucas Pacheco (Governo e Coordenação), Albert Andrade (Defesa Civil), Flávio Castro (Meio Ambiente), Eliane Moraes (Assistência Social e Direitos Humanos), Andrea Pinheiro Correa (Fiscalização de Obras Públicas), Davi Serafim (Obras e Serviços Públicos), Marcos Antonio da Luz (Segurança Pública), Ricardo Pereira Júnior (Projetos Especiais) e Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia), o Procurador Geral Gabriel Palatnic e os subsecretários Gisella Monerat (Governo), Renata Soares Braga (Assistência Social) e Pablo Tenório Cavalcanti (Comunicação Social).

Foto: Divulgação.