Você está visualizando atualmente “Pra Cima Terê”: Teresópolis prepara empreendedores e contadores para participar das compras públicas da Prefeitura
Equipes da Prefeitura e do SEBRAE-RJ orientam empresários e contadores sobre como participar das compras públicas

Empresários de micro e pequenos negócios, microempreendedores individuais e contadores marcaram presença nos encontros promovidos nesta quinta-feira, 31/03, para saber como participar das compras públicas realizadas pelo Município, ter a oportunidade de aumentar seu potencial de vendas e contribuir para o desenvolvimento da economia local. Realizada pela Prefeitura em parceria com o SEBRAE-RJ e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ), a capacitação teve como base o tratamento diferenciado estabelecido pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LCF 123/06).

“Acreditem em Teresópolis, forneçam para a Prefeitura! Desde 2018 nossa missão é manter em dia o pagamento de todos os compromissos do Município. Hoje, os fornecedores recebem por seus serviços, o salário do funcionalismo está em dia, não estamos gerando passivos. Vamos manter nossos recursos circulando na nossa cidade”, convidou o Prefeito Vinicius Claussen, destacando que a ação faz parte do ‘Pra Cima Terê’ – Programa Estratégico de Fortalecimento da Economia e Geração de Empregos, através do eixo ‘Compre em Terê’.

Os encontros foram conduzidos pelo consultor da Gerência de Políticas Públicas do SEBRAE/RJ, o contador André Netto, e pela analista regional Anna Carolina Plassing que, de forma dinâmica, passaram orientações sobre procedimentos licitatórios, leis e a documentação exigida para participar das compras governamentais. Também participaram da capacitação as equipes das Secretarias Municipais de Trabalho, Emprego e Renda, de Administração, de Fazenda e de Educação.

“A Prefeitura de Teresópolis vem fazendo um trabalho bacana para tentar comprar cada vez mais das empresas locais. Nosso papel é capacitar empresários e contadores sobre a importância de seguir todas as instruções legais para participar das licitações”, comentou André Netto. “Muitos empresários têm resistência em fornecer para a administração pública. Viemos para quebrar esse paradigma e dizer que o ambiente está propício, que a Prefeitura quer comprar do fornecedor local e que ele precisa se preparar pra isso”, completou Anna Plassing.

Em breve, a Prefeitura lançará um painel de monitoramento de compras públicas, na página da Licitação. “É um painel em tempo real, que será atualizado na medida em que as licitações forem acontecendo. Nele, teremos acesso ao volume de procedimentos licitatórios realizados, ao tratamento diferenciado para os pequenos negócios, à participação das empresas de Teresópolis e ao aumento do uso dos recursos públicos na própria cidade através das contratações”, informou Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, adiantando que outras capacitações serão realizadas ao longo do ano.

Interesse

O potencial de compras do Município vem crescendo. Em 2018, dos R$ 63 milhões em homologações realizadas pela Prefeitura, apenas R$ 3 milhões tiveram a participação de empresas de Teresópolis. Em 2021, a Gestão Municipal homologou R$ 136 milhões em processos licitatórios e de contratação, dos quais mais de R$ 26 milhões foram homologados pelas empresas sediadas em Teresópolis, fortalecendo assim, o Ciclo Virtuoso das Compras Públicas. Esse aumento representa mais de 700% de crescimento da participação das empresas de Teresópolis nas compras locais.

Do ramo de material de construção, o empresário Francisco de Assis de Oliveira Leal já forneceu para a Prefeitura e pretende participar das futuras compras públicas. “Estou voltando a Teresópolis e quero voltar a fornecer, ainda mais com o prefeito atual, que está pagando as contas em dia. Isso é muito importante para o fornecedor”, opinou.

De Niterói, o engenheiro de segurança Fabio Velloso, tem clínica de medicina e segurança do trabalho no centro do Rio de Janeiro e pretende abrir filial em Teresópolis. “A Prefeitura quer qualificar os empresários para que o dinheiro circule e seja investido na cidade. Eu me surpreendi com essa gestão moderna e empreendedora do prefeito, que vem do segmento privado”, destacou.

Os procedimentos licitatórios da Prefeitura de Teresópolis têm a sua divulgação concentrada no Portal de Licitações – www.licitacao.teresopolis.gov.br, onde os licitantes têm acesso a informações sobre tratamento diferenciado para pequenos negócios, as oportunidades de fornecimento para o município e podem, inclusive, se inscrever em cursos online gratuitos oferecidos pelo SEBRAE-RJ.

Fotos: Bruno Nepomuceno