‘Emprega Terê’: Pacote de incentivo a empregos receberá contribuições dos vereadores antes de ser votado

Apresentado pelo Prefeito Vinicius Claussen e equipe técnica nesta terça-feira, 29, na Câmara Municipal, o programa ‘Emprega Terê’, com medidas para geração de empregos e renda em Teresópolis, foi bem recebido pelo Legislativo. Os doze vereadores acompanharam a apresentação: Leonardo Vasconcellos, Dra. Claudia, Da Ponte, Dedê da Barra, Dudu do Resgate, Leleco, Maurício Lopes, Pastor Luciano, Pedro Gil, Rock, Ronny Carreiro e Tenente Jaime.

A primeira etapa do pacote abrange cinco projetos: o da Lei Geral dos Pequenos Negócios, os de Food Trucks e de Ambulantes, o de Cervejas Artesanais e Turismo e a Lei de Inovação, Ciência e Tecnologia. O programa é coordenado pelo Prefeito e elaborado pelas equipes técnicas das secretarias municipais de Trabalho, Ciência e Tecnologia, Fazenda, Administração e pela Procuradoria Geral.

“Executivo e Legislativo estão juntos para criar melhores condições visando à geração de emprego e renda. O programa ‘Emprega Terê tem esse viés, de melhorar o ambiente de negócios, desburocratizar e facilitar procedimentos para a formalização de várias atividades, como a de vendedor ambulante e de food trucks, por exemplo. A cidade só consegue se desenvolver com a abertura de empresas e novos investimentos. Quando tem empresa, tem emprego, renda e famílias assistidas”.

As minutas dos cinco projetos de lei vão receber sugestões e contribuições dos vereadores, antes de serem enviados para votação. “A iniciativa, com certeza, é válida. Todo o Brasil tem problema com empregabilidade e Teresópolis não seria diferente. Temos muitos pontos a discutir para o melhor ajustamento, de modo que possamos atender os anseios do Executivo e nós, do Legislativo, defender amplamente o anseio do contribuinte, do empresário e do trabalhador. Vamos trabalhar para que a cidade consiga, de forma uníssona, construir uma nova categoria de trabalho e novas vertentes profissionais”, pontuou o Vereador Leonardo Vasconcellos, presidente da Câmara Municipal.

Também participaram da apresentação representantes do SEBRAE/RJ, da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Associação Comercial, do Teresópolis Convention & Visitors Bureau e do Centro Universitário Serra dos Órgãos, entre outros. “Extremamente importantes esses cinco projetos para a geração de emprego e renda em Teresópolis, e a Câmara Municipal o espaço mais democrático para apresentá-los. Que os vereadores dêem sua contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade”, opinou Marco Freitas, presidente da Associação Comercial.

As propostas das minutas dos projetos foram apresentadas por Flavia Guedes, Gestora Estadual do Programa Cidades Empreendedoras/SEBRAE-RJ e pelos secretários municipais Fabiano Latini (Fazenda) e Vinicius Oberg (Trabalho e de Ciência e Tecnologia). Deram suporte à apresentação os secretários municipais Lucas Guimarães (Administração) e Alvaro Chrispino (Planejamento e Projetos Especiais), o subsecretário Cleiton Pimentel (Ciência e Tecnologia), o Subprocurador Lucas Pacheco e o técnico da Fiscalização de Posturas/Secretaria de Fazenda, Jonathan Oliveira.

Fotos: Jorge Maravilha