Ônibus Lilás: carinho, escuta e acolhimento para todas as mulheres!

Compartilhar:

Unidade móvel da Secretaria de Estado da Mulher oferece atendimentos, orientação e serviços gratuitos em Teresópolis

Teresópolis recebeu nesta quarta-feira (12) o Ônibus Lilás, projeto itinerante do Governo do Estado do Rio de Janeiro que leva acolhimento, escuta qualificada e serviços especializados a mulheres em todo o estado. Estacionado na Praça Olímpica, o veículo ofereceu gratuitamente atendimento social, jurídico e de saúde, além de ações voltadas à promoção dos direitos humanos e à prevenção da violência contra a mulher.

Iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), o Ônibus Lilás integra a política pública de enfrentamento à violência de gênero, promovendo cidadania, informação e fortalecimento da rede de proteção à mulher.

“Estamos aqui em Teresópolis com o Ônibus Lilás, um equipamento itinerante com atendimento multidisciplinar, advogadas, psicólogas, assistentes sociais, e a parceria de diversos serviços do município. É um dia de cidadania, dignidade e também de lazer, porque música e bem-estar também fazem parte dos nossos direitos”, destacou Giulia Luz, superintendente de Enfrentamento às Violências da Secretaria de Estado da Mulher.

A ação contou com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher e de Saúde, além do apoio de instituições como Fundação Leão XIII, DETRAN-RJ, CEDAE, Defensoria Pública do Estado, OAB Mulher, entre outros órgãos da rede de apoio local.

“Depois de mais de dez anos, o Ônibus Lilás volta à nossa cidade. Estamos na Praça Olímpica com atendimentos jurídicos, psicológicos e várias ações de saúde, autocuidado e orientação. É mulher cuidando de mulher! Agradecemos o apoio do prefeito Leonardo Vasconcellos e do Governo do Estado por tornarem esse momento possível”, destacou Kátia Borges, secretária municipal dos Direitos da Mulher.

Durante o evento, equipes da Prefeitura ofereceram uma série de serviços à população: aferição de pressão arterial e glicemia, limpeza de pele, aula de alongamento, atendimento psicológico e de enfermagem (em parceria com a Universidade Estácio de Sá), além de apresentações culturais e oficinas dos sete CRAS de Teresópolis.

“É uma grande parceria com a Secretaria da Mulher. Todos os nossos CRAS estão aqui juntos, reforçando a importância da prevenção e da integração entre os serviços. Quando o atendimento chega antes, conseguimos mudar histórias”, ressaltou Graça Granito, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

“Estamos ofertando vacinas e verificação de pressão e glicemia, com o apoio dos alunos da Estácio. Ações como essa fortalecem a saúde preventiva e aproximam os serviços da população”, afirmou Flávia Tayt-Sohn, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

A manhã também contou com momentos de lazer e movimento. “O esporte não podia faltar! Tivemos aulão de alongamento com o tio Lisardo, do CRAS Meudon, e muita energia boa na Praça Olímpica”, destacou Érika Marra, secretária municipal de Esporte e Lazer.

Representando a OAB Mulher, Nitrione da Silveira Dallia, secretária-adjunta da OAB Teresópolis, reforçou a importância do evento. “Trouxemos um guia de apoio e informações sobre os direitos das mulheres em situação de violência. É uma honra participar e contribuir com orientação jurídica e acolhimento.”

Fotos: Jeferson Hermida.