Você está visualizando atualmente Nota Oficial – Prefeitura de Teresópolis paga R$ 15 milhões ao Hospital das Clínicas

O município de Teresópolis pagou nesta terça-feira, 20/02, R$ 15 milhões ao Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), relativos a 2ª parcela do acordo homologado em audiência de conciliação na 1ª Vara Cível de Teresópolis. Com a quitação da 1ª parcela de R$ 15 milhões, ocorrida no dia 20 de dezembro de 2023, a Prefeitura totaliza o pagamento de R$ 30 milhões referentes a dívidas do ano de 2023.

Seguindo o calendário do acordo judicial, a 3ª e última parcela, de R$ 13.094.806,62, será quitada no dia 10 de dezembro de 2024, incidindo sobre ela correção monetária, com base no IPCA-E, até a data do pagamento.

Desta forma, o atendimento à população está mantido e sem ameaças de paralisação.

Sobre valores em aberto apontados pelo Hospital das Clínicas, a Prefeitura esclarece que se referem a precatórios anteriores a 2017. Problema crônico do Município, os precatórios são dívidas deixadas por gestões passadas e que geram inúmeros bloqueios judiciais nas contas da Prefeitura.

A atual gestão mantém o diálogo aberto e respeitoso com o HCTCO e reitera o compromisso de continuar trabalhando para superar as dificuldades econômicas, financeiras e administrativas enfrentadas pelo Município ao longo dos anos devido à crise nacional e à queda da arrecadação, a fim de fazer frente às despesas e atender a população.

Ampliação de serviços e conquistas: O desafio da falta de leitos de alta complexidade e de outros serviços está sendo enfrentado pelo município, após anos de poucos investimentos. Destaque para a ampliação de 05 para 25 leitos CTI-SUS, sendo inéditos 10 leitos (CTI-SUS Neonatais). Conquista importante é o credenciamento das cirurgias cardíacas através da parceria do Município com o Governo do Estado, assim como as intervenções de hemodinâmica, que são procedimentos para diagnósticos de problemas cardiovasculares e neurológicos.