Você está visualizando atualmente Migração da telefonia analógica para digital começa pela sede da Prefeitura de Teresópolis e a Secretaria de Administração

Investindo na modernização do serviço, a Prefeitura de Teresópolis está migrando o seu sistema de telefonia fixa do modo analógico para o digital. Com a mudança, o Município passará a contar com um sistema de comunicação completo, sem restrições de uso e que inclui solução de PABX em nuvem (através de conexão via internet), permitindo que as comunicações entre os prédios públicos municipais sejam feitas sem custo com operadoras de telefonia.

Com início marcado para segunda-feira, 04 de março, o processo de migração segue três fases e até o dia 31 de março será realizado na sede da Prefeitura e na Secretaria Municipal de Administração. O número geral do PABX antigo da Prefeitura (21 2742-3352) será mantido, sendo reformulados os ramais codificados para cada estrutura.

Coordenado pelas secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e de Administração, o trabalho é realizado pela empresa Erictel Assessoria de Telecomunicações Ltda., vencedora do pregão eletrônico e com experiência na implantação de serviços de telefonia digital no setor público.

“Buscamos a economia do dinheiro público e um serviço que proporcione mais agilidade aos servidores em suas rotinas diárias, com uma conexão mais rápida e eficiente com o cidadão”, resume o Prefeito Vinicius Caussen, frisando que a mudança é mais uma iniciativa pela modernização da gestão pública.

Economia: No sistema analógico, que possui elevado custo e restrições tecnológicas, a Prefeitura paga uma conta de telefonia fixa em torno de R$ 500 mil por ano, com serviços em menos da metade de suas estruturas administrativas, sem contar as 94 escolas municipais, o que geraria mais de R$ 1 milhão em gastos anuais.

Próximas fases: Na segunda etapa da migração, ainda sem data prevista, serão atendidos os Centros Administrativos Prefeito Celso Dalmaso e Manoel Machado de Freitas, na Várzea, e as secretarias de Educação e de Saúde. Na terceira fase, a migração acontecerá nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em todas as unidades de saúde, creches e escolas municipais.

Foto: Bruno Nepomuceno

(Ascom PMT – 01/03/2024)