FITS ÁGUA 2022: Teresópolis participa do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade

Você está visualizando atualmente FITS ÁGUA 2022: Teresópolis participa do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade
Compartilhar:

O evento reuniu representantes de 5 municípios e de órgãos estaduais 

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou nesta sexta-feira, 04/11, do FITS ÁGUA 2022 – Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade – Diálogos da Água Região Serrana. Realizado pelo Centro Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade (CITS), o evento aconteceu no Teatro do Sesc Teresópolis, na Várzea, e reuniu representantes dos municípios de Areal, Nova Friburgo, Seropédica e São José do Vale do Rio Preto e de órgãos estaduais.

Em um ambiente de fomento à inovação e à tecnologia, com atenção ao processo produtivo, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, econômica e social, o evento tratou demandas relevantes para a região, com temas relacionados ao uso e à gestão sustentável da água, alinhando a visão local à global.

Participaram da abertura do Fórum a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Asti; a diretora executiva do CITS, Lucia Martins; o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campello; o secretário municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, Flávio Castro; a presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA RJ) e secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo de Areal, Alice Hagge; e o diretor executivo do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade, Vinicius Crespo.

“É uma enorme satisfação dar continuidade ao FITS Água em Teresópolis. Como o próprio nome diz, o FITS é um fórum focado na parte de inovação e tecnologia em sustentabilidade. Com o ciclo ‘Diálogos da Água’, sua primeira edição na Região Serrana e com foco principal na questão das mudanças climáticas e os eventos extremos associados à água, o evento conta com várias temáticas e abordagens”, pontuou a diretora executiva do CITS, Lucia Martins, acrescentando que as próximas edições do fórum acontecerão em Nova Iguaçu e em Paraty.

Um dos palestrantes, o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Castro, e equipe representaram Teresópolis no FITS ÁGUA 2022. “É um prazer enorme sediar um evento desta importância, com debates de temas ambientais tão relevantes e urgentes. Tenho certeza que demos nossa contribuição e recebemos informações numa troca de experiências muito boa para a nossa cidade”, destacou Flávio Castro, acompanhado dos secretários municipais Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia) e Marco Antônio da Luz (Segurança Pública).

Temas e palestrantes

Com as temáticas ‘Mudanças Climáticas e Eventos Extremos Associados à Água’, ‘Segurança Hídrica: Desafios e Oportunidades’, ‘Recuperação, Adaptação e Prevenção aos Eventos Extremos na Prática: Projetos e Ações’, ‘O Potencial da Economia do Clima e o Mercado de Carbono’, cada órgão e representação compartilharam suas experiências, projetos e ações que acontecem em cada região.

Os assuntos foram desenvolvidos pelos especialistas Andréa Duque Estrada Ribeiro Azevedo, secretária de Meio Ambiente e Urbanismo de Nova Friburgo; Paulo Henrique Pereira Reis, da CEDAE; Rayne Ferretti, oficial da ONU-Habitat para o Brasil; Érika Cortines, presidente do Comitê Piabanha; Gisele Boa Sorte, especialista em Meio Ambiente do  GRUPO ÁGUAS DO BRASIL; Larissa Costa, do INEA; Miguel Fernandez, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio de Janeiro (ABES-RIO); Licius de Sá Freire, diretor administrativo do Comitê Dois Rios; Pedro Higgins, da Prefeitura de Nova Friburgo; Vivian Paim, diretora acadêmica de Ciências Humanas e Tecnologias do UNIFESO – Centro Universitário Serra dos Órgãos; Luciana Vianna Pereira, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão; Paulo Manoel Protásio, do Governo do Estado; e Winston Fritsch, do grupo de pesquisa independente Climate Policy Initiative.

A subsecretária estadual Ana Asti pontuou que o Estado tem levado o debate sobre a segurança hídrica aos municípios há bastante tempo. “Em 2021, criamos o Programa Estadual de Segurança Hídrica e dele nasceu o que está sendo criado e construído hoje. Por isso, a importância de realizar esses diálogos no território onde as coisas efetivamente acontecem. Precisamos trabalhar esses assuntos cada vez mais com os municípios, pois precisamos entender o que a Região Serrana vem pensando sobre a sua adaptação aos eventos climáticos e como nós, representantes da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, do INEA e da ANAMMA, podemos participar desse processo e construir linhas de ação em conjunto”, destacou, agradecendo à Prefeitura de Teresópolis por ter articulado junto com o SESC para disponibilizar o espaço para a realização do Fórum.

Fotos: Gutto.