Na próxima quarta-feira, 29 de outubro, Teresópolis será ponto de parada do Ônibus Lilás, projeto itinerante do Governo do Estado que leva acolhimento, orientação e serviços especializados para as mulheres. A unidade móvel estará estacionada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, das 10h às 15h, oferecendo gratuitamente atendimento social, jurídico e de saúde, além de ações voltadas à promoção dos direitos humanos e à prevenção da violência contra a mulher.
Realizado pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ), o Ônibus Lilás é uma iniciativa que percorre o estado oferecendo escuta qualificada, acolhimento e fortalecimento da rede de proteção à mulher. A ação integra a política pública de enfrentamento à violência de gênero, promovendo cidadania e acesso à informação.
Durante o evento, serão oferecidos: orientações jurídicas e sociais, informações sobre prevenção à violência doméstica, encaminhamentos para serviços especializados e atendimento de saúde e assistência social.
A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio das Secretarias Municipais dos Direitos da Mulher e de Saúde, além do apoio de importantes instituições como: Fundação Leão XIII, DETRAN/RJ, CEDAE, Defensoria Pública do Estado, OAB Mulher, entre outros órgãos da rede de apoio local.
Durante a programação na praça, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também promoverá uma ação social voltada para as meninas assistidas pelos CRAS do município. A iniciativa contará com atividades voltadas ao cuidado, bem-estar e integração social, como limpeza de pele, música ao vivo, oficina de pintura em tecido, oficina de alongamento, além de atendimento com assistente social e atualização do Cadastro Único. A ação reforça o compromisso da Prefeitura com a promoção da cidadania e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e assistência.
“A presença do Ônibus Lilás em Teresópolis representa mais um passo no compromisso com a valorização e o respeito aos direitos das mulheres, oferecendo acesso a serviços fundamentais de forma próxima e humanizada.”, destaca a Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Borges.
A secretária de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Heloisa Aguiar, pontuou que levar o Ônibus Lilás a diferentes municípios do estado é garantir que nenhuma mulher fique sem acesso à informação, orientação e acolhimento. “Nosso objetivo é que cada parada represente uma oportunidade de transformação, ampliando o acesso à rede de proteção e fortalecendo a cidadania feminina em todos os territórios do Estado do Rio.”