Mais de 600 alunos de escolas públicas e privadas participaram da primeira semana do Passeio Expresso Amarelo em Teresópolis. Com importantes ensinamentos sobre segurança no trânsito, a atividade educativa é promovida pela Guarda Civil Municipal/Secretaria M. de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade e integra a programação da Campanha Nacional Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização da população para um trânsito mais humano e seguro.
“Os estudantes participam ativamente das atividades do Maio Amarelo, aprendendo sobre a importância da segurança no trânsito. Com muita interação e aprendizado, reforçamos a necessidade de respeitar a sinalização e as regras de trânsito, ajudando a construir um futuro mais seguro para todos!”, destacou o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Louzada, pontuando que “a cada dia, estamos formando cidadãos mais responsáveis e atentos à mobilidade urbana” e agradecendo a parceria da Secretaria M. de Educação e o apoio da Viação Dedo de Deus na atividade.
Durante o passeio, os alunos são levados em um ônibus até a Praça da Matriz de Santa Teresa, no centro, onde há cruzamento com ruas e a Avenida Delfim Moreira, vários semáforos e faixas de pedestres. “Mostramos para eles na prática que é fundamental prestar atenção ao atravessar as vias, respeitar os sinais e atravessar na faixa. Nosso objetivo é reduzir o alto índice de acidentes de trânsito”, enfatizou o coordenador da atividade, GCM Santana, que atua na Ronda Escolar durante todo o Ano Letivo.
Programação Maio Amarelo
Durante o mês será promovida uma série de ações voltadas para a educação e prevenção de acidentes de trânsito em diversas escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, visando engajar a comunidade escolar e a população em geral.
Além dos passeios interativos do Expresso Amarelo com alunos de escolas públicas e particulares, que acontece até o próximo dia 28, a programação do Movimento Maio Amarelo em Teresópolis conta com palestras educativas e contação de histórias nas unidades de ensino; distribuição de panfletos informativos em espaços públicos, como praças e avenidas; blitz educativa, que aborda veículos em operações itinerantes que já apreendeu 35 motocicletas irregulares desde o início desse mês; e o Simulado ‘Resgate Total – Emergência no Trânsito’.
O simulado é um grande exercício prático de atendimento a acidentes, que será realizado na Praça Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no interior, dia 29, às 9h30, e na Praça Olímpica Luís de Camões, no Centro, dia 30, às 14h. Os simulados vão reunir Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (30º BPM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros (16º GBM) e SAMU.
Alunos do Colégio Estadual Higino da Silveira integram a ação do Maio Amarelo distribuindo folhetos e mostrando cartazes no centro da cidade e as viaturas da GCM foram adesivadas com o tema do Maio Amarelo, com o apoio da Viação Dedo de Deus, Recreio Motos/Honda, Tec – Auto/Chevrolet, Unifeso, Gráfica Maia e da 13 Pixels.
Fotos: Divulgação