IPTU 2023: cota única paga até 28/02 garante 10% de desconto em Teresópolis

Você está visualizando atualmente IPTU 2023: cota única paga até 28/02 garante 10% de desconto em Teresópolis

Os contribuintes que quitarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023 em cota única até o dia 28 de fevereiro terão 10% de desconto. O boleto pode ser emitido pelo site https://www.teresopolis.rj.gov.br/iptu-2023/.

Carnês – Quem ainda não recebeu o carnê em casa pode pegar na Secretaria de Fazenda, no 1º piso da Prefeitura. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para facilitar a localização, o contribuinte deve apresentar um carnê de anos anteriores ou o número da matrícula do imóvel.

Georreferenciamento – Os contribuintes que receberam comunicado sobre alteração na metragem de seus imóveis, identificada pelo serviço de georreferenciamento, não têm acesso ao carnê ou à guia do IPTU. Eles podem contestar a informação ou reconhecer a diferença da área construída e, para isso, devem ligar para a Prefeitura e agendar atendimento. O telefone é (21) 2742-4400 (Whatsapp).

Não há cobrança para abertura de processo de contestação, nem é feita nenhuma alteração no cadastro do imóvel até que seja feita vistoria técnica por um fiscal.

Caso a alteração seja confirmada, será calculado novo valor do IPTU e o contribuinte terá prazo para quitar o imposto em cota única com desconto.

Correção – O imposto teve uma correção de 7,17%, relativa à variação acumulada do IPCA entre outubro de 2021 e setembro de 2022, conforme previsto na Lei Complementar nº 195, de 14/10/2015.

Pix – Oferecendo comodidade e praticidade aos contribuintes, a Prefeitura de Teresópolis emitiu as guias do IPTU contendo o QR Code para pagamento via PIX. Basta apontar a câmera do smartphone, copiar o código gerado e fazer o Pix.

Onde pagar – Além da opção do Pix, o IPTU 2023 pode ser pago nas agências dos Bancos Santander e Caixa Econômica Federal e em seus canais de atendimento e também nas casas lotéricas. Clientes do Itaú e Banco do Brasil poderão fazer o pagamento pelo Internet banking e terminais de autoatendimento.

Quitação mensal – O contribuinte também tem a opção de pagar o imposto em 10 cotas mensais, que vão de março até dezembro, com vencimento no dia 05. Porém, para este tipo de pagamento não há desconto.