Festival Raízes da Serra, evento em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, exposições históricas e Domingo no Parque no feriado em Teresópolis

No momento, você está visualizando Festival Raízes da Serra, evento em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, exposições históricas e Domingo no Parque no feriado em Teresópolis
Compartilhar:

• Exposições históricas na Casa da Memória Arthur Dalmasso: Três exposições estão abertas durante todo o feriado pelo Dia da Consciência Negra, com visitação de quinta a domingo, das 10h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Baltasar da Silveira, 91, Várzea). A mostra ‘Teresópolis, um passeio pela história’ conta a história do município por meio de textos e imagens. A exposição ‘80 Anos da II Guerra Mundial e a Participação de Teresópolis no Conflito’ exibe diários, cartas, documentos e imagens sobre os 22 combatentes teresopolitanos convocados. A mostra ‘A Carta Econômica de Teresópolis’ relata, em imagens e texto, o encontro das associações comerciais de todo o país, ocorrida em maio de 1945 em Teresópolis, quando foi decidida a criação do Sistema S, que compreende nove entidades, com destaque para o SESC, SESI e SENAI. Realização da Secretaria de Cultura.
Entrada gratuita.

Objetos e fotos dos pracinhas de Teresópolis na exposição ’80 Anos da II Guerra Mundial’ na Casa da Memória Arthur Dalmasso_crédito Roberto Ferreira

 

• Feira Teresópolis Artes Manuais no Soberbo: Reunindo artesãos e sua variada produção em couro, tecido, linha, barbante, palha, madeira, vidro, cerâmica, metal e pedraria, entre outros materiais, a Feira Teresópolis Artes Manuais funciona direto neste feriadão, com visitação das 8h30 às 16h30. O local é o Centro de Atendimento ao Turista ( Avenida Rotariana, 1595), no Soberbo.
Entrada gratuita.

Feira Teresópolis Artes Manuais no Soberbo_Arquivo_crédito Bruno Nepomuceno

 

• Homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, à Cidade de Caserta e a Teresópolis: Celebrando os laços históricos e afetivos entre Brasil e Itália, um evento cultural e diplomático neste sábado, dia 22 de novembro, vai homenagear a Imperatriz Teresa Cristina, a cidade italiana de Caserta e o município de Teresópolis. Com realização do Movimento Brasil-Itália, da Associação Cultural Italiamiga e do Instituto de Diplomacia Europeia e Sul-Americana, o projeto tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e acontecerá das 16h às 19h30.
O local é o Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea). Na programação,estão o lançamento da Antologia ‘Homenagem à Cidade de Caserna (Itália) & Teresópolis’, a cerimônia de premiação com autores selecionados por professores de linguística e a apresentação teatral ‘Cartas Finais de Teresa’, com a atriz Edinar Corradini, que há cerca de 10 anos se caracteriza e faz perfomances teatrais da Imperatriz em eventos no município.
Entrada gratuita.

• Festival Raízes da Serra na Feirarte:  No domingo, dia 23 de novembro, a Feirarte – a popular Feirinha do Alto – receberá o Festival Cultural Raízes da Serra, evento gratuito com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo. Realizado em celebração ao Novembro Negro, em referência ao Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o festival dará palco para o lançamento do samba ‘Entre becos e vielas canto a minha favela’, do bloco Gatos Pingados, para o Carnaval 2026. Das 10h às 18h30 os visitantes da Feirinha poderão curtir roda de samba enredo, com a mestra de bateria Laísa Lima e a intérprete Simone Lins; dança afro e ritmos, com Tio Pett e Rafaela Ribeiro; workshop de samba no pé, com Luana Bandeira (Salgueiro); e roda de capoeira com Mestre Cidinho.
Evento gratuito.

• Domingo no Parque: Parada obrigatória para a diversão segura das famílias, o Parque Regadas e a Praça Olímpica Luís de Camões, no centro da cidade, estarão liberados das 9h às 17h no dia 23 de novembro, para as atividades do Domingo no Parque. Brinquedos infláveis, espaço para andar de bike, skate e patins, área para atividades físicas, feiras de artesanato, tudo regado a pipoca e algodão-doce. Realização das secretarias de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade e de Turismo.
Evento gratuito.

No Domingo no Parque, a diversão aguarda as famílias_crédito Jorge Maravilha