FEIRA ORGÂNICA DE TERESÓPOLIS FAZ ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Evento acontece sábado (8), das 9h às 14h30

O 1º Encontro de Educação Ambiental da Feira Orgânica de Teresópolis acontece neste sábado (8), das 9h às 14h30, na própria feira (Rua Fritz Weber, s/nº, próximo à Rodoviária). A instituição é conselheira do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente de Teresópolis, e o evento tem o apoio da Prefeitura.

Oficinas de separação de resíduos sólidos e de compostagem, de pluviômetro doméstico e de brinquedos com materiais recicláveis fazem parte da programação, entre outras atividades. Também estão na agenda os projetos ‘Núcleo Avançado de Combate a Incêndio Florestal’, do Corpo de Bombeiros, ‘Reciclagem Hoje’, com distribuição de sabão produzido com óleo reciclado, e ‘Nosso Lixo tem Valor’, de coleta seletiva no bairro Granja Guarani.

A Feira

Simpática e acolhedora, a Feira Orgânica de Teresópolis é uma iniciativa da Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT), que já existe há mais de 10 anos, acontece todas as quartas-feiras e sábados, no galpão do estacionamento próximo à Rodoviária de Teresópolis. São mais de 60 produtores cultivando e processando alimentos orgânicos no município.

No local, os próprios agricultores comercializam seus produtos orgânicos, certificados através do Sistema Participativo de Garantia (SPG) da ABIO (Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro).

Visitantes e moradores da cidade pode comprar frutas, legumes, verduras, hortaliças e cogumelos colhidos de véspera e vendidos a preço justo. O público pode ainda tomar um café da manhã, suco verde e energético, e almoçar saudavelmente. Tudo preparado com ingredientes orgânicos e embalado ao som de música ao vivo do projeto Música na Feira Orgânica, que conta com a apresentação de músicos da cidade e convidados.

A Feira Orgânica da AAT também prestigia os artesãos e artistas da cidade que vendem bijuterias, panos de pratos, arte em crochê, mandalas, miniaturas, quadros, e as trocas em movimentos espontâneos como em brechós.