Teresópolis comemora sucesso da Festa e Encontro da Tangerina Ponkan

Você está visualizando atualmente Teresópolis comemora sucesso da Festa e Encontro da Tangerina Ponkan

Em Pessegueiros, no 2º Distrito, Novo Circuito Rural Veredas das Ponkans é inaugurado

Maior produtor de Tangerina Ponkan do Estado do Rio de Janeiro, Teresópolis promoveu um evento de grande importância para o agricultor e família do campo: a tradicional Festa e Encontro da Tangerina Ponkan.

Realizada pela Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Turismo, com a participação do Esporte e Lazer, a festa  aconteceu no Nikkei Clube, sede da Colônia Japonesa, em Pessegueiros, no 2º Distrito, com a presença do Cônsul Japonês e do subsecretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil.

Teve atividades para todos os públicos, além de palestras para que os produtores rurais melhorem ainda mais o padrão de qualidade de sua produção. Também houve um concurso, realizado dentro de critérios técnicos de comercialização da fruta, com  premiação de troféu e em dinheiro para os três primeiros colocados, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação de Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Campo Limpo, Prates e Boa Vista (Amacamp) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Teresópolis.

No lançamento do Circuito Rural Veredas das Ponkans, atletas da equipe Amigos Corredores da Cidade de Teresópolis (ACT) participaram de um treinão, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.

“A retomada da nossa tradicional Festa e Encontro da Tangerina Ponkan foi um sucesso. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por entender que a retomada desse evento é fundamental para o crescimento rural e o fortalecimento da economia de nosso município, visto que Teresópolis é maior produtor da fruta do Estado. Palestra técnica direcionada aos produtores rurais sobre colheita da tangerina ponkan, espaço com barracas para exposição e venda de produtos derivados da fruta, shows, dança e recreação infantil proporcionaram uma belíssima confraternização entre as famílias, produtores e o público em geral”, comemorou o secretário de Agricultura, Tenente Jaime Medeiros, acompanhado de secretários e subsecretários municipais e dos vereadores Fabinho Filé e Teco Despachante.

O 2º Distrito de Teresópolis é a região com maior concentração de pomares da tangerina poncã. De acordo com dados da Emater Rio, existem cerca de 400 hectares plantados e aproximadamente 120 agricultores familiares envolvidos na atividade, com uma produção em torno de 9 mil toneladas.

Fotos: Bruno Nepomuceno.