Você está visualizando atualmente Evento de abertura do ano letivo é marcado pela premiação de escolas que se destacaram em 2023

‘Inclusão, Diversidade e Educação: Todos Sem Exceção!’ será o tema de 2024

Professores, diretores e orientadores pedagógicos participaram nesta quarta-feira, 31/01, do encontro de abertura do ano letivo de 2024 da Rede Municipal de Ensino, no Clube Comary. O Prefeito Vinicius Claussen apresentou as diretrizes para 2024, que terá como tema ‘Inclusão, Diversidade e Educação: Todos Sem Exceção’. Momento marcante foi a entrega da premiação, no valor de R$ 100 mil, para cinco escolas que se destacaram pelo uso da plataforma Betha e pelo selo do portal Q-edu. Também foi apresentado o kit de material escolar que será entregue aos 23 mil alunos da rede municipal.

“É sempre uma grande alegria participar da abertura do ano letivo. Consolidar as políticas públicas de educação é um enorme desafio para a nossa gestão, mas com professores e gestores tão empenhados, dedicados e que trabalham com amor, esse desafio se torna mais leve. Parabenizo a todas as equipes escolares e destaco a atuação de excelência do CMEI Várzea e das quatro escolas premiadas. Desejo um ano escolar maravilhoso para os nossos servidores e alunos!”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen, agradecendo a presença do vereador Paulinho Nogueira, presidente da Comissão de Educação da Câmara, e dos representantes do SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis) Alexandre Vieira Pimentel e Fátima Machado.

Durante o evento, Vinicius Claussen fez diversos anúncios: contratação de merendeiras e de cuidadores por meio de empresa especializada, com capacitação e direitos trabalhistas garantidos; previsão de entrega das obras das escolas Maçom Lino Oroña para maio deste ano e da Profª Acliméa de Oliveira Nascimento para julho; previsão de início de obra de reforma completa da E. M. Hermínia Josetti para abril; construção das duas quadras esportivas no GEO Rose Dalmaso/CEDAL; aquisição de um imóvel para a instalação da sede própria do CMEI Várzea; entrega dos kits verão e inverno do uniforme escolar; e a implementação do Tempo Integral em mais três escolas da rede, localizadas no interior do município (Fazenda Alpina, Albino Teixeira da Rocha e Pedro Torres Leite), totalizando 19 unidades com tempo integral.
Investimentos da Gestão Municipal em Educação

O Prefeito também pontuou sobre outras conquistas da gestão municipal na área da Educação, como o Concurso para professores, realizado em 2020, com contratação de mais de 600 profissionais para reforçar a rede, e o Processo Seletivo Simplificado, lançado em janeiro deste ano, para a contratação temporária de 52 professores do 1º segmento do Ensino Fundamental também foram citados. Destaque também para a entrega dos recursos do GFED (Gestão Financeira Escolar Descentralizada), no valor total de R$ 11.687.201,67, para as unidades escolares municipais, garantindo autonomia e agilidade na sua aplicação em benefício da comunidade escolar.

A gestão do Prefeito Vinicius Claussen também entregou cerca de seis mil tablets para uso dos estudantes da rede; 1.440 computadores para os 90 novos Inovalabs (laboratórios de informática) das unidades e 1.400 notebooks para os professores; realizou o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em parceria com o Sebrae, com quase 1.400 alunos formados.

Como reconhecimento pelas ações desenvolvidas, a cidade recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Band Cidades Excelentes, na Categoria Educação, tornando-se bicampeã na etapa estadual da premiação.

Escolas Premiadas
As unidades premiadas com R$ 100 mil e o ‘Selo Destaque Municipal’ referente ao uso da Plataforma Betha Educacional em 2023 foram o CMEI Várzea, no segmento de Educação Infantil; a Escola M. Prof. Amaury Amaral dos Santos, no Fundamental 1; e a E. M. Mariana Leite Guimarães, no Fundamental 2. As unidades Dorvalino de Oliveira e Maria da Glória Gonçalves foram premiadas com R$ 100 mil e o ‘Selo Destaque Regional’ referente a 2022 concedido pelo portal Q-edu.

A volta às aulas para os cerca de 23 mil alunos da Educação Municipal de Teresópolis acontece na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro. “É um prazer receber professores e equipes diretivas para darmos o start neste ano letivo de 2024. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por todo o investimento na Educação e valorização dos nossos profissionais. Será mais um ano de grande aprendizado e de fortalecimento das práticas pedagógicas. Educação com carinho, amor e acolhimento! Esse é o nosso lema!”, concluiu a secretária de Educação, Satiele Santos.