Você está visualizando atualmente Etapa de isenção de taxa de inscrição e sistema de cotas do Vestibular CEDERJ 2024.1 segue até a próxima segunda, 9

Polo Teresópolis tem vagas para os cursos de Turismo, Geografia e Pedagogia

Os candidatos interessados em participar do Vestibular Cederj 2024.1 têm até a próxima segunda-feira, 9, para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição e a pré-inscrição no sistema de cotas, ação afirmativa e reserva de vagas para professor da rede pública. O preenchimento do requerimento deverá ser realizado na página www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2024-1/.

O resultado da análise do pedido de isenção e cota será divulgado no dia 27 de outubro na página www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2024-1/. Em Teresópolis, são três cursos de graduação: Turismo, ofertado pela UniRio, e Geografia e Pedagogia, ofertados pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Os cursos terão início no primeiro semestre letivo de 2024.

Ressaltando que as vagas para os candidatos ao sistema de cotas são para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Meteorológica, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química, oferecidos pela UERJ e UENF.

Já as vagas para ação afirmativa são para os cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Gestão de Turismo, das demais instituições públicas consorciadas, Cefet, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e UENF. Além disso, não há vagas para os cursos de Geografia para ação afirmativa, oferecidos pela UERJ. Só há vagas para o referido curso para o sistema de cotas.

Os aprovados serão alunos matriculados em uma das sete instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Inscrição ampla concorrência

Para quem vai fazer o pagamento da taxa, o prazo de inscrição começa no dia 10 de outubro e se estende até 12 de novembro. A taxa é no valor de R$ 89,90 e pode ser paga até 13 de novembro. O link para inscrição é www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2024-1/.

Polo CEDERJ em Teresópolis

A instalação do Polo CEDERJ, assim como a permanência da UERJ no município, são frutos da política de estímulo ao Ensino Superior desenvolvida pela Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. A intenção é aumentar gradativamente a oferta dos cursos de graduação, para que quem mora em Teresópolis não precise deixar a cidade para cursar uma universidade pública.

Administrado pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Cederj é mantido através de recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Parte desses recursos também é gerada em cooperação com a Prefeitura de Teresópolis.