Enfermeira da Secretaria de Saúde recebe prêmio internacional, em Lisboa

Você está visualizando atualmente Enfermeira da Secretaria de Saúde recebe prêmio internacional, em Lisboa

Procedimento foi feito em paciente no Núcleo de Feridas Complexas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi representada no 13º Fórum Internacional de Úlceras e Feridas, que ocorreu em Portugal. O evento foi sediado no Fórum Lisboa (Casa da Cidadania), nos dias 8 e 9 de abril.

Durante o 9º Congresso Interdisciplinar de Feridas Complexas, o trabalho realizado pela enfermeira Andrea Juliana Yoshida foi o único do Brasil a receber menção honrosa entre profissionais de outras nacionalidades. “Receber este reconhecimento foi muito emocionante para mim enquanto enfermeira e é uma forma de representar todos os nossos colegas da Saúde. Foi uma honra ter o trabalho premiado no meio de muitos estrangeiros”, contou.

A premiação foi dada pelo tratamento com laserterapia, realizado em um paciente com complicações pós-Covid-19, encaminhado ao Núcleo de Feridas Complexas, da SMS. Aos 55 anos de idade, o paciente esteve internado com estado grave da doença entre agosto e setembro de 2021.

Núcleo de Feridas Complexas

O Núcleo de Feridas Complexas atende cerca de 30 pacientes por semana. Instalado na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade é vinculada à Subsecretaria de Atenção Básica de Saúde e funciona de segunda a sexta, de 9h às 16h. O setor possui o único equipamento a vácuo no SUS da Região Serrana para tratamento destas feridas.

O aparelho de laserterapia foi entregue à SMS em 12 de 2021, por meio de doação do Rotary Club Teresópolis. Junto à entrega, a entidade também realizou treinamento técnico para os profissionais de saúde.