A ginga, a música e a marcação do berimbau, do atabaque e do agogô tomaram conta da quadra esportiva do Centro Educacional Helena Paula Tavares, em Araras, no último domingo, 28/9, durante o 21º Encontro e Batizado de Capoeira, com troca de cordas.
Com o lema ‘É Bamba que tem Dendê’, o evento realizado pelo Centro Cultural Origem Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, reuniu cerca de 30 mestres, professores e instrutores de várias cidades dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e mais de 30 alunos, entre batizados, graduados e monitores.
“Foi um sucesso, com os alunos e o público apreciando a arte da capoeira e compartilhando o momento com os familiares. Há muitos anos realizamos rodas populares, eventos anuais e apresentações da arte da capoeira em Teresópolis e em outros municípios e estados”, celebrou o Mestre Cidinho, presidente-fundador do Centro Cultural. “Nossos agradecimentos aos mestres presentes, entre eles, Pelé, Lobinho, Fantasma, Anjo Bom, Caixote, Dominguinhos, Linguiça, Kiko, Anu e Lena, e ao aclamado Mestre Levi, do Grupo Casa do Engenho”, elencou.
O evento foi acompanhado pelo subsecretário municipal de Cultura. “Foi uma honra e um privilégio participar deste 21º Encontro do Mestre Cidinho! A capoeira, que a UNESCO reconheceu como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, desde 2014, combina luta, dança e música, promove a integração social, além de ser um dos símbolos da resistência e da extensa contribuição dos povos africanos para a cultura brasileira”, avaliou Arnaldo Almeida.
Fotos: crédito Alícia Ferreira.